Geometrizando 9


Galeria Christina Jucá, da FAU - ICC Norte 09:00 - 19:00:00 18/03/2019 - 10/04/2019

A mostra GEOMETRIZANDO 9 reúne cerca de 200 trabalhos produzidos, entre 2015 e 2018, pelos alunos de Geometria Construtiva, disciplina que, sendo obrigatória para o Curso de Arquitetura e Urbanismo, é oferecida também para estudantes de outros cursos da Universidade de Brasília.

 

A ideia da realização da mostra surge a partir da constatação de que a referida disciplina vem produzindo, como resultado do desenvolvimento de seu conteúdo e de sua metodologia didático-pedagógica, um expressivo material que merece ser tornado público.

 

Desenvolve-se primeiramente um processo de aprendizagem que, fruto de uma atitude analítica em relação à natureza, passa pela ampliação da capacidade de percepção do visível e pelo registro acurado das formas naturais com seus intrínsecos padrões de ordem. De observador atento, avança-se então para a condição de intérprete que, não somente registra a complexidade formal explícita no mundo natural, como também, por meio de um processo analógico e dedutivo, traz à tona os padrões geométricos implícitos que habitam o campo do invisível. No passo seguinte, usam-se as especulações anteriores como instrumentos de motivação para a abstração, que resulta na concepção de objetos bidimensionais e tridimensionais cuja principal função é criar beleza.

 

Com um repertório compositivo mais consolidado, torna-se possível dar asas à imaginação e se aventurar pelo campo da criação mais liberta. Surgem, então, as fantasias... manifestações do espírito que, emergindo dos cérebros criativos, impregnam, por meio da construção de objetos plásticos, a realidade do nosso espaço vital.

 

Na presente edição da série da mostra Geometrizando, cidades reais, danças e mesmo obras de artistas consagrados servem de inspiração para os trabalhos de criação, nos quais, além dos acertos geométricos e da beleza, busca-se preservar o caráter simbólico de cada uma dessas manifestações culturais.

 

Tida frequentemente como assunto hermético, a geometria transforma-se aqui num instrumento privilegiado para a especulação lúdica. E é no cenário da fantasia de cada um que a produção da Geometria Construtiva se traduz no espetáculo para os mais curiosos e atentos.

Geometrizando 9