UnB+Escola


Campus Darcy Ribeiro 08:00 - 18:00:00 15/07/2019 - 19/07/2019

O projeto UnB Escola é uma iniciativa da Coordenação de Integração de Licenciaturas (CIL/DEG) e dos professores do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica. O evento visa promover a formação inicial e continuada de professores e de estudantes dos cursos de Licenciatura, assim como possibilitar maior integração entre professores e pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) e da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), por meio da realização de diversas atividades de extensão: palestras, cursos, oficinas e mostras pedagógicas.


Todos os professores e alunos envolvidos receberão certificados de extensão pela participação. A carga horária do certificado será equivalente ao número de atividades efetivamente ministradas/cursadas pelos participantes.
A primeira edição do Evento UnB+Escola acontecerá de 15 a 19 de julho de 2019, no Campus Darcy Ribeiro, na Universidade de Brasília.



Clique aqui para realizar sua inscrição nas oficinas até 7 de julho. Digite "unb+escola" no campo "Título Ação" do link para encontrar as atividades oferecidas pelo projeto.

Oficinas oferecidas:

  • Como usar novas Tecnologias de Informação e Comunicação para ensinar Português?
  • Estratégias para o ensino de língua portuguesa e literatura na escola
  • Filosofia na Residência Pedagógica
  • Gêneros textuais / discursivos no ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica
  • Organização e Apresentação de Seminários Acadêmicos
  • Mestrado e Doutorado: Orientações para o processo seletivo
  • Oficina de criação, improvisação e contação de histórias
  • Sustentabilidade no Ambiente Escolar
  • A transição de estudantes do Ensino Médio para a Universidade
  • Pragmática da Comunicação Humana na Docência
  • Ensinando a Transgredir: A cultura popular e regional enquanto práticas de libertação social
  • A leitura do conto africano no Brasil: o reconhecimento do outro
  • Desenvolvimento das capacidades de leitura
  • Os Jogos no ensino do Cerrado
  • Educação, Agroecologia e Arte
  • Objetos de Aprendizagem Poéticos
  • Jogos e Atividades Lúdicas como recursos pedagógicos
  • História Interativa: vivenciando sentidos
  • O poder da experimentação no ensino de Física
  • Produção textual e mediação de leitura
  • Escola Classe 115 Norte: Construindo uma Comunidade de Aprendizagem
  • Solos com Arte
  • O Trabalho com alunos com Supostas Dificuldades de Aprendizagem
  • Experiência com leitura e interpretação voltada para linguagem teatral para estudantes do 6º       ano do ensino fundamental
  • Leitura do texto literário
  • Construtores de Habilidades: uma ferramenta para trabalho em grupo em classe heterogêneas
  •   Atividades experimentais no ensino de modelos atômicos
  • Docência em Imagens
  • Direitos + Escolas
  • Solos com Arte
  • Atividades Didáticas no Ensino de Genética
  • Produção textual - caminhos de leitura e escrita do estudante produtor
  • Poesia na sala de aula
  • Formação de mediadores de leitura
  • Desafio para a formação de professores no século XXI
  • Ortografia reflexiva: uma proposta para o mapeamento ortográfico
  • A função docente na práxis pedagógica no contexto da inclusão escolar
  • SKholé: filosofar e ensinar a filosofar
  • Oficina de leitura
  • Matemática numa perspectiva inclusiva
  • A arte de contar histórias: narrativas e estratégias para o estímulo à leitura
  • InfoZines: uma estratégia criativa
  • Redes de computadores com simulação em packet Trace
  • Informática Educativa
  • Preparação para o Trabalho na área da TI - Como entrar para o Mercado de Trabalho na área de TI
  • Proficiência digital para docentes
  • Moodle na Nuvem como ferramenta de apoio aos Professores da Rede Pu´blica
  • Materiais manipuláveis para o ensino de gramática
  • Mesa de abertura - Palestra "As Bases Neurais da Aprendizagem"

 

Coordenação geral:
Profa.Dra.   Eloisa Pilati –   IL/UnB- CIL/DTG/DEG
Prof. Dr.      Pedro Gontijo- IH/FIL/UnB - PIBID
Profa.Dra.   Kátia Curado -   FE/PAD- Residência Pedagógica
Profa.Dra.   Roselir Nascimento-  IH/GEA/UnB


Comitê Científico:
Profa. Dra.  Flávia Narita – IDA/MUS/UnB
Prof.   Dr.    Pedro Gontijo – IH/FIL/ UnB- PIBID
Profa. Dra.  Kátia Curado – FE/PAD- Residência Pedagógica
Profa. Dra.  Marcello Ferreira – IF/UnB- CEAD/UnB
Profa. Dra.  Letícia Lopes – CEAD/UNB
Profa. Dra.  Roselir Nascimento – IH/GEA/UnB
Profa. Dra.  Eliene Rocha – FUP/Ledoc/Unb
Prof.   Dr.    Moacir Natércio – SEEDF
Profa. Dra.  Maria Luiza de Araújo Gastal –  NECBIO/IB/UnB
Profa. Dra.  Rosana Andréa Costa de Castro – IDA/UnB


Realização:
DEG - DTG - CIL


Apoio:
Decanato de Extensão (DEX-UnB)                                
Editora da UnB
UAB/CEAD/UnB                        
Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal- SEEDF