Aniversário Instituto Rei Sejong


Centro Comunitário Athos Bulcão 18:00 - 00:00:00 22/08/2019 - 22/08/2019

É comemorado, no dia 22 de agosto, às 18h, no Centro Comunitário Athos Bulcão, o primeiro ano do Instituto Rei Sejong em Brasília, instalado na Universidade de Brasília ano passado para promover a língua e a cultura da Coreia. O evento é batizado de "Noite de Cultura Coreana" e terá a presença da artista Aeri Park, a diva da música coreana, que mescla o gênero changgeuk com música pop. O marido dela, Nam Hyun-joon, também estará presente na festa. Ele é conhecido na Coreia como "Poppin Hyun-joon", já que usa a técnica popping nas coreagrafias, alinhando o ritmo da música aos movimentos corporais. Os dois se apresentaram na abertura do instituto em agosto do ano passado.

 

Juntam-se a eles os dançarinos do Poppin Hyun-joon Crew, grupo criado por Nam Hyun-joon e Park Aeri para apresentações em performances incríveis. Eles já participaram de diversos festivais internacionais e são presença constante em programas de TV da Coreia, como a KBS, e de todo o mundo.

 

Além da mistura de ritmos, que demonstra o intercâmbio do tradicional e o moderno, tão atual na Coreia, o evento terá a apresentação de dança típica da Associação Brasileira de Dança Coreana de São Paulo. O grupo é formado por brasileiros, inspirados pelas danças tradicionais. Na programação, está ainda a entrega do Prêmio do Concurso de Oratória em Língua Coreana, realizada pelo Instituto com os alunos.

 

A Noite de Cultura Coreana contará com a presença do embaixador da República da Coreia no Brasil, Kim Chan-woo; do presidente da Kobras, Shin-Won Choi; e da reitora da UnB, Marcia Abrahão, além de outras autoridades, convidados, alunos e comunidade.

A entrada é franca.

 

Instituto Rei Sejong

A instalação do Instituto em Brasília é possível graças à parceria firmada entre a Korea Brazil Society (Kobras), a UnB, a Fundação King Sejong e o Ministério da Cultura, Esporte e Turismo da Coreia. A Embaixada da República da Coreia, com sede na capital federal, auxiliou nos trâmites da cooperação.

A unidade de Brasília é a quarta instalada no Brasil e a primeira da região Centro-Oeste. Além desta, o Instituto está presente também na Universidade Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo, Rio Grande do Sul; na Universidade de Campinas (Unicamp) e no Centro Cultural Coreano em São Paulo. 

Atualmente existem 174 Institutos Rei Sejong em 57 países e, em todos eles, é possível estudar com o mesmo currículo, padronizado pela Fundação King Sejong. As unidades levam o nome do rei homônimo responsável pela criação do alfabeto coreano, o hangul.