II Congresso Internacional sobre Línguas Indígenas e Minorizadas


UnB – Anfiteatros 9 e 10, Auditório do Instituto de Letras, Auditório da Pós-Graduação, Maloca 08:00 - 18:00:00 01/10/2019 - 06/10/2019

 

Entre 01 e 06 de outubro de 2019, acontece o II Congresso Internacional sobre Línguas Indígenas e Minorizadas – II Cirlin, evento chancelado pela Organização da Nações Unidas.

 

O Brasil destaca-se como país da América Lana com a maior diversidade linguística. Porém, essa diversidade encontra-se ameaçada, visto que a maior parte das línguas autóctones estão seriamente ameaçadas de extinção. O evento, que contempla iniciavas e práticas de revitalização de línguas indígenas de diferentes partes do mundo, dará visibilidade especial às ações desenvolvidas em prol da vida e fortalecimento das línguas indígenas em geral, com foco especial para as línguas indígenas brasileiras.

 

A principal missão do evento é proporcionar um ambiente de troca de ideias e experiências que transcenderão os muros da academia e encontrarão espaço na comunidade global, oferecendo aos participantes a oportunidade de compartilhar múltilplos modos de ser, ver, conhecer e aprender. O Congresso contará com a participação cerca de 200 participantes externos à UnB, sendo, aproximadamente, 80 estrangeiros, oriundos de países como Chile, Bolívia, Peru, Canadá, Nova Zelândia, Estados Unidos, Espanha.

 

Como atividade complementar ao II CIRLIN, será realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, entre os dias 05 e 06 de outubro, o I Encontro sobre Diversidade Linguística Indígena: trocas de experiências e estratégias de salvaguarda, em que se oportunizará um espaço com oficinas, grupos de trabalho e outras metodologias que proporcionem a troca de experiências entre indígenas brasileiros e indígenas de países como México, Peru, Equador, Chile, entre outros. O objetivo é incentivar, através do contato interpessoal de pesquisadores indígenas, a criação de redes de colaboração para pesquisa, promoção e preservação das línguas indígenas em um espectro continental. A organização do evento apoiará a vinda de pelo menos 30 pesquisadores indígenas (10 estrangeiros e 20 brasileiros) que participarão tanto do II CIRLIN quanto do Encontro.

 

SERVIÇO:

II Congresso Internacional sobre Línguas Indígenas e Minorizadas – II Cirlin  e

I Encontro sobre Diversidade Linguística Indígena: trocas de experiências e estratégias de salvaguarda

 

QUANDO:  de 01 a 06 de outubro de 2019

ONDE: UnB – Anfiteatro 09 e 10, Auditório de Instituto de Letras, Auditório da pós-graduação e Maloca

SITE: www.cirlin.com

REDES SOCIAIS:

https://www.facebook.com/cirlin2 / @Cirlin2 / https://www.instagram.com/cirlin2019/

Maiores informações:

LALLI  (COORDENAÇÃO GERAL DO PROJETO)

Professora Ana Suelly Arruda Câmara Cabral

Cel.: 61 98117 83 11

E-mail: asacczoe@gmail.com / cirlin2019@gmail.com