Seminário: O Direito como Liberdade


Faculdade de Direito 09:00 - 00:00:00 11/12/2019 - 13/12/2019

O Direito Achado na Rua completa 30 anos. Este marco histórico será celebrado com o congresso “O Direito Como Liberdade – 30 Anos de O Direito Achado na Rua”. O evento será realizado entre os dias 11 e 13 de dezembro de 2019, em Brasília, Brasil.

 

O direito como ‘expressão de uma legítima organização da liberdade’ constitui o marco conceitual original do projeto denominado ‘O Direito Achado na Rua’, um projeto que se apresenta hoje, cerca de trinta anos após a sua fundação na Universidade de Brasília, como marco referencial para a elaboração de pesquisas, plataformas de ensino e projetos de extensão desenvolvidos em cursos de direito em âmbito nacional, e reconhecidos pela comunidade científica internacional.

 

De fato, ao longo deste período de 30 anos se constituiu em torno de “O Direito Achado na Rua” uma densa rede acadêmica de relevante impacto científico e social, ampliada por experiências de intercâmbio internacional, que nesta oportunidade se pretende reunir e renovar, promovendo debates orientados pelos desafios que o cenário social e jurídico apresentam para a academia e os profissionais do direito e ciências sociais, com especial atenção para a proteção, garantia e efetivação dos direitos humanos fundamentais em nosso país.

 

Assim, o evento tem como objetivo geral reunir intelectuais, profissionais e estudantes das áreas do direito e ciências sociais para discutir a fortuna crítica de ‘O Direito Achado na Rua’, no marco dos trinta anos de sua fundação na UNiversidade de Brasília, aliado aos trinta anos da Constituição de 1988, bem como produzir um balanço histórico da teoria do direito e dos direitos humanos no Brasil.

 

Clique aqui para conferir a programação.

Informações sobre inscrição: https://direitoachadonarua.wordpress.com/sobre/.

Seminário: O Direito como Liberdade