Repensar a mobilidade para a segurança no trânsito


Auditório da Reitoria 14:00 - 16:00:00 23/05/2023 - 30/11/-0001
As lesões decorrentes de sinistros de trânsito são uma das principais causas de óbitos e incapacitações em todo o mundo, com cerca de 1,3 milhão de pessoas mortas e até 50 milhões de pessoas feridas a cada ano. No Brasil, as mortes no trânsito ainda superam 30 mil vítimas por ano. A agenda global para a segurança viária, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, tem progredido no sentido de marcar a indissociabilidade da segurança no trânsito com as políticas de transporte e mobilidade urbana. Nessa linha, “repensar a mobilidade” foi o tema definido para a 7ª Semana Global de Segurança no Trânsito da ONU.
 
As principais mensagens dessa edição da 7ª Semana Global de Segurança no Trânsito da ONU são:
  • Há uma necessidade urgente de os governos e seus parceiros repensarem a mobilidade. Isso implica em investir nas condições para caminhar, para o uso da bicicleta e do transporte público, promovendo equidade e saúde.
  • A segurança é um fator central, um direito humano, e deve ser um pré-requisito para se repensar a mobilidade para todos os usuários e usuárias das vias.
  • Para garantir a segurança, as vias devem ser projetadas tendo em mente os grupos de maior risco – crianças, adolescentes, pessoas com deficiência, pedestres, ciclistas e usuários de transporte público.
  • Caminhar e andar de bicicleta, quando em condições seguras e atrativas, contribuem para a saúde das pessoas, tornam as cidades sustentáveis e as sociedades equitativas.
  • Transporte público seguro, acessível e sustentável é uma solução para muitos dos problemas contemporâneos: transportam muito mais pessoas que os veículos motorizados particulares, são mais seguros e includentes. Ajudam ainda as cidades a se desenvolver de forma inteligente e compacta, facilitam acesso a ao emprego, educação, saúde e incentivam investimentos, tornando as sociedades mais equitativas e prósperas.
 

Alinhada com o tema e entendendo a importância da universidade na discussão temática em questão, a UnB, por meio do Programa de Pós-Graduação em Transportes, dos seus grupos de pesquisa atuantes no tema (Grupo de Pesquisa em Segurança Viária - GPSV e Grupo de Comportamento em Transportes e Novas Tecnologias - GCTNT) e do Observatório da Mobilidade Sustentável, Segura e Saudável - MOB3S; insere Brasília e seu ambiente acadêmico científico no movimento mundial proposto pela OMS por meio do evento "Repensar a mobilidade para a segurança no trânsito", que acontece no dia 23 de maio, das 14h às 16h no Auditório da Reitoria. Participe!

Repensar a mobilidade para a segurança no trânsito