Ensaio clínico com pacientes de cirurgia bariátrica


Faculdade de Ciências da Saúde (FS) 08:00 - 18:00:00 12/07/2023 - 31/07/2024

O Programa de Pós-Graduação de Nutrição Humana da UnB está recrutando voluntários para realização do ensaio clínico Nutrição e Exercício Resistido Online (NERON).

 

Podem participar pacientes que se submeteram a cirurgia bariátrica há 2 anos ou mais, tenham disponibilidade para comparecer a atividades presenciais no campus Darcy Ribeiro da UnB e não estejam sendo acompanhados por nutricionista e nem realizando atividade física regular, como academia, por exemplo.

 

Interessados devem entrar em contato pelo WhatsApp 61 9 9938 0109 ou pelo e-mail projetoneron.unb@gmail.com.

 

O estudo vai avaliar o efeito de sessões on-line, em grupo de treinamento, de atividade física e de aconselhamento nutricional com abordagem cognitivo comportamental sobre vários aspectos da saúde, como força e função muscular, composição corporal, exames bioquímicos, gasto energético em repouso, consumo alimentar e comportamento alimentar, fome e saciedade, e vários outros desfechos de saúde.

 

As sessões de treino serão realizadas três vezes por semana por profissionais da educação física. As sessões de nutrição acontecerão uma vez por semana, com nutricionistas. Ao todo, serão 13 semanas de intervenção. Todas essas sessões serão ministradas de forma on-line. As avaliações dos exames serão realizadas presencialmente na Universidade de Brasília.

 

O estudo é coordenado pela professora do Departamento de Nutrição da UnB Kênia Mara Baiocchi de Carvalho e faz parte do doutorado de Gabriela Oliveira e Maísa Araújo, e da pesquisa de mestrado de Ruanda Maia, alunas de pós-graduação da Nutrição Humana. Estudantes de graduação e iniciação científica da Nutrição também participam.

Ensaio clínico com pacientes de cirurgia bariátrica