Autenticação de Múltiplo Fator (MFA) para os serviços do Office 365 na UnB


On-line 08:00 - 00:00:00 02/04/2024 - 02/04/2024

Autenticação de Múltiplos Fatores (MFA) para os serviços do Office 365 na UnB
Maior segurança para sua conta de e-mail institucional


A partir de 2 de abril, as contas de e-mail institucionais da Universidade de Brasília na Office 365 passam a contar a Autenticação de Múltiplos Fatores (MFA), uma camada adicional de segurança às informações pessoais e profissionais dos usuários. O método de autenticação será implementado para os e-mails institucionais de servidoras e servidores e os e-mails acadêmicos de estudantes da Universidade de Brasília. Nesta fase, a medida não será implementada para as contas de unidades acadêmicas e administrativas.

O que é a Autenticação de Múltiplo Fator?
A Autenticação de Múltiplo Fator (MFA) é uma camada adicional de segurança. Além da senha, para acesso à conta de e-mail institucional, será necessário incluir um segundo fator de autenticação: um código enviado por mensagem ao celular do usuário, via aplicativo de autenticação da Microsoft (Microsoft Authenticator).

Por que a Microsoft está adotando a MFA?
A segurança cibernética é uma preocupação crescente no mundo digital. Com a MFA, a segurança das contas de e-mail será maior, protegendo-as de eventuais ataques cibernéticos.

Como isso afeta você?
A partir de 2 de abril de 2024, ao acessar sua conta de e-mail institucional (@unb.br e @aluno.unb.br), será solicitada a inclusão de um segundo fator de autenticação, além da senha. O segundo fator será um código enviado para o seu celular. O processo é simples, rápido e acrescenta uma nova camada de segurança à sua conta.

Como se preparar?
Não se preocupe, a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) da UnB está a postos para ajudar em cada passo do processo. Acesse o Manual de Configuração do MFA no Office 365 e fique atento às mensagens futuras. O anúncio da data de implementação da MFA na UnB foi feito via e-mail institucional em 20 de março.

Em caso de dúvidas, solicite atendimento pelo Portal de Serviços da STl em www.servicostic.unb.br ou pelo nosso Helpdesk (61) 3107-0102, opção 01.

Autenticação de Múltiplo Fator (MFA) para os serviços do Office 365 na UnB