9ª reunião científica do Serviço de Observação HYBAM


Centro Cultural ADUnB 09:00 - 17:00:00 26/03/2024 - 28/03/2024

O evento objetiva celebrar os 20 anos de observação dos rios da Amazônia (HYBAM), que representa uma rede de instituições promovendo a observação a longo prazo do ciclo hidrológico e a livre disponibilização dos dados produzidos desde 2003.

Será realizado no Centro Cultural da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB), nos dias 26 a 28 de março de 2024, das 9h às 17h, com intervalo para almoço. Os dias 26 e27 são abertos ao público e sem necessidade de realizar inscrição.

Iniciado pelo Institut de Recherche pour le Développement (IRD) e operando em seis países, o observatório HYBAM é formado por parceiros acadêmicos, incluindo a UnB, por meio do Instituto de Geociências (IG), e serviços hidrológicos nacionais para coletar medições sobre a hidrologia, a geoquímica e sedimentologia dos principais rios amazônicos, seguindo protocolos reconhecidos e homogêneos.

Os dados produzidos são disponibilizados para a comunidade científica sem limitação de uso (open data) e já foram utilizados em mais de 700 estudos científicos interdisciplinares, incluindo temáticas como climatologia, oceanografia ou ecologia aquática.

O observatório HYBAM organiza eventos científicos internacionais a cada dois anos desde 2007, apenas interrompidos pela pandemia de COVID-19, sendo sediados em universidades parceiras da rede. As últimas conferências foram realizadas nas universidades de Lima (Peru), La Paz (Bolívia), Cusco (Peru), Niterói (Brasil) e Toulouse (França).

Essa nova edição será realizada em duas partes, sendo um dia e meio organizado em sessões plenárias no auditório do Centro Cultural da ADUnB, com uma sessão de abertura, seguida de sessões temáticas sobre os recursos hidrológicos na Amazônia e por uma seleção de pesquisadores e técnicos especialistas da região, incluindo da UnB.

As apresentações vão tratar de assuntos ambientais e sociais de destaque como a questão das contaminações, da perda de biodiversidade, do impacto das secas e cheias extremas, da ciência cidadã, bem como do uso de novas ferramentas numéricas para melhorar o monitoramento e apoiar a gestão dos recursos hídricos do maior rio do mundo.

A segunda parte da conferência HYBAM, de um dia e meio, será realizada no Instituto de Geociências (ICC) e será dedicada às perspectivas e propostas de ampliação da rede de medição e de parceiros no Brasil e no resto da Amazônia com workshops dedicados a questão do mercúrio, do DNA ambiental e do desenvolvimento de modelos numéricos para simular a evolução dos rios.

A abertura do evento contará com a presidente do IRD e de outras instituições, como a diretora executiva da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), um diretor da Agencia Nacional de Águas (ANA), Serviço Geológico do Brasil (SGB), os Reitores da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e da UnB, além da diretora do IRD.

 

Participe!