Palestra explicativa sobre bolsas de estudo do governo japonês


Faculdade de Tecnologia 10:00 - 00:00:00 24/04/2024 - 24/04/2024

Governo do Japão oferece bolsas de estudos para brasileiros

A partir de maio, o governo japonês abre as inscrições para seus programas anuais de bolsas de estudos para estrangeiros. As oportunidades, oferecidas por meio do Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão (MEXT), são voltadas a candidatos de graduação, escola técnica, curso profissionalizante, língua e cultura japonesa, treinamento de professores e pesquisa acadêmica (pós-graduação).


As bolsas incluem o pagamento de passagem para o Japão, isenção de taxas escolares e uma ajuda de custo mensal para despesas, com partida prevista a partir de abril de 2025. Os selecionados terão a oportunidade de estudar em instituições japonesas durante todo o período do curso. A bolsa prevê, ainda, aulas preparatórias de língua japonesa e, dependendo da modalidade, outras disciplinas relacionadas, que são oferecidas no início do programa, no Japão.


O processo seletivo inclui uma prova de língua japonesa e outra de língua inglesa, além da avaliação de projeto de pesquisa para candidatos da pós-graduação, e de avaliações escritas em inglês sobre as matérias relacionadas à área de estudo escolhida, para candidatos da graduação, curso profissionalizante e escola técnica. Os candidatos aprovados nas provas serão convidados a participar de uma entrevista, também de caráter eliminatório.


As inscrições do programa de pesquisa têm previsão para iniciar em maio. Podem se candidatar pessoas com ensino superior completo e idade máxima de 34 anos em abril de 2025. Para as bolsas de graduação, escola técnica e curso profissionalizante, serão aceitos candidatos com ensino médio concluído até 2024 e com idade até 24 anos em abril de 2025. As inscrições estão previstas para começar em junho.

O calendário vale para moradores da região do Distrito Federal, Goiás e Tocantins, que devem formalizar as inscrições junto à Embaixada do Japão no Brasil. Os candidatos de outras regiões devem consultar o consulado local para obter informações sobre o procedimento de inscrição. Os endereços dos consulados estão no site a seguir: https://www.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/enderecos_uteis.html 

Palestra
Os interessados nas bolsas de estudo MEXT terão uma oportunidade de saber mais sobre os programas no dia 24 de abril, data em que a Embaixada do Japão fará uma palestra explicativa com relatos de ex-bolsistas.  A palestra será no auditório da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB), no dia 24 de abril, quarta-feira, às 10h. A entrada é livre ao público.


Por meio da palestra, os estudantes poderão se informar sobre as exigências para a inscrição, as etapas do processo seletivo e as recomendações para quem deseja se candidatar ao programa. O público também terá a chance de conferir os valiosos depoimentos de ex-bolsistas, que vão compartilhar algumas de suas experiências como estudantes no Japão. Serão abordadas, ainda, questões relacionadas a outras bolsas de estudos do MEXT com inscrições previstas para o próximo ano, voltadas para estudantes de língua e cultura japonesa e para professores.


Para mais informações sobre os programas de bolsas de estudos MEXT, acesse: https://www.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/bolsas_programas.html 

Palestra explicativa sobre bolsas de estudo do governo japonês