AVALIAÇÃO

Objetivo do encontro é conscientizar estudantes da importância de responder adequadamente ao exame. Provas serão aplicadas em 26 de novembro

Estudantes de graduação da Universidade de Brasília estão convidados a comparecer ao auditório azul da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Pública (Face) nesta terça-feira (31). A partir das 17h30, o Decanato de Ensino de Graduação (DEG), em parceria com o Diretório Central dos Estudantes (DCE), promove o evento Rumo ao Enade – Vamos mostrar a força da UnB.

O encontro acontece para esclarecer dúvidas dos discentes sobre o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), promovido anualmente pelo Ministério da Educação. Na oportunidade, haverá discussão sobre a eficácia da avaliação e sua importância para a trajetória acadêmica.

No evento, os professores da UnB Luiz Antônio Pasquetti e Cláudia Griboski, que já trabalhou no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável direto pela aplicação do Enade, farão a interação com a plateia. “O público-alvo do evento são alunos dos cursos que deverão realizar a prova este ano, professores, coordenadores, representantes do DCE e dos CAs”, define a professora Cristina Coelho, coordenadora pedagógica no DEG.

ENADE – O exame avalia o desempenho de estudantes que estão concluindo a graduação. As áreas avaliadas são definidas a cada semestre. Em 2017, a UnB terá 59 cursos avaliados por meio do Enade, e podem ser selecionados alunos que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2018, ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso até o dia 31 de agosto de 2017.

O objetivo geral do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes nos conteúdos pragmáticos previstos nas diretrizes curriculares, além das habilidades e competências para a atualização permanente. O Enade é um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. Para mais informações sobre a participação da UnB no exame deste ano, acesse o site do DEG

*Estagiária de Jornalismo na Secom/UnB.