EMOÇÃO

Teve festa no Teatro de Arena após a divulgação da lista de aprovados. Registro acadêmico vai até sexta (16) e é obrigatório para garantir vaga

Isabelly Farias comemorou a aprovação ao lado da mãe, Denise Farias, e do padrasto, Alzino Pereira. Assim como eles, dezenas de pessoas estiveram no Teatro Arena, onde o listão foi divulgado. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

O clima de alegria tomou conta do Teatro Arena do campus Darcy Ribeiro na tarde desta terça-feira (13), com o anúncio dos aprovados em primeira chamada pelo Acesso Enem. Além da divulgação física da lista com os nomes, a consulta aos convocados para ingresso no 2º semestre de 2023 está disponível on-line, no site do Cebraspe.

Quase 20 mil estudantes, avaliados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022, candidataram-se a disputar as 2.120 vagas disponíveis, em diversos cursos de graduação da Universidade de Brasília. O processo contou com reserva de vagas para estudantes de escola pública, candidatos de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou quilombolas e pessoas com deficiência.

Antes do anúncio, era possível ver nervosismo e expectativa pela tão sonhada classificação no rosto dos candidatos. Um dos semblantes aflitos na multidão era de Isabelly Farias, que ingressou no curso de Engenharia de Redes de Comunicação, por cotas para escola pública, baixa renda e para pretos, pardos ou indígenas (PPI).

“Eu já vinha tentando há um ano, tinha colocado uma cota e não consegui passar. Como uma pessoa preta, ter essa oportunidade de passar é uma emoção gigantesca. Estou muito feliz!”, destaca a caloura, que festejou a conquista com a mãe e o padrasto, justamente no mês em que a UnB celebra seus 20 anos de pioneirismo com a implantação de cotas raciais em processos seletivos.

Aprovado em Ciências Sociais, Daniel Victor celebrou com os amigos e fez questão de contar para a família logo que soube o resultado. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

Outro destaque de alegria e comemoração era Daniel Victor, calouro de Ciências Sociais, que teve uma trajetória conturbada até a aprovação.

“No último ano do PAS (Programa de Avaliação Seriada), meu pai teve que amputar a perna e eu acabei zerando em idiomas. Depois, passei com bolsa de 100% em uma faculdade particular, mas não formou turma. Foram várias quedas, mas agora é só felicidade”, conta Daniel.

“Eu aceitei o desafio de fazer duas faculdades ao mesmo tempo, já faço medicina em uma outra universidade, mas queria muito estar aqui na UnB e Psicologia era o curso dos meus sonhos”, afirma Maria Luiza Faria. Ela e os demais aprovados no curso foram recepcionados calorosamente pelos veteranos, visivelmente empolgados com a felicidade dos novos colegas.

PRÓXIMOS PASSOS – O segundo semestre letivo de 2023 tem início previsto para 25 de agosto, conforme calendário acadêmico. Os aprovados devem realizar o registro acadêmico, que inclui o upload da documentação, descrita na Agenda do Calouro, até sexta-feira (16). Depois dessa data, os aprovados devem acompanhar on-line o resultado definitivo do registro, na página do Cebraspe.

Os calouros de Psicologia foram recepcionados com entusiasmo pelos veteranos e a Atlética Psicodélica. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

Outras informações importantes podem ser acessadas na página de boas-vindas. Para aqueles que desejam iniciar a graduação em 2024, existem três formas de ingresso disponíveis. O Programa de Avaliação Seriada (PAS) preencherá 50% das vagas anuais, com as provas dos subprogramas 2023, 2022 e 2021 sendo aplicadas em dezembro de 2023.

O Vestibular Tradicional e o Vestibular de Libras, que representam 25% das vagas, terão seus editais publicados em agosto, com as provas em novembro de 2023. Além disso, há a opção de Transferência Facultativa e Portador de Diploma de Curso Superior, com o edital previsto para dezembro de 2023.

Para os calouros que ingressarão em agosto de 2024, as seleções serão realizadas em março do próximo ano, incluindo o Acesso Enem UnB, o Vestibular Indígena e o Vestibular para Licenciatura em Educação do Campo. Por fim, Transferência Facultativa e Portador de Diploma de Curso Superior também estão disponíveis para o segundo semestre letivo, com o edital previsto para junho de 2024.