COMUNICAÇÃO PÚBLICA

Reitora assinou acordo de expansão de emissoras universitárias dentro da Rede Nacional de Comunicação Pública

A UnB e mais 31 universidades federais participam da maior expansão da história da Rede Nacional de Comunicação Pública. Foto: Lucas Leffa/Secom PR

“Vivemos num mundo e num momento do nosso país em que uma informação de qualidade é fundamental. Precisamos continuar combatendo as notícias falsas, as chamadas fake news”, ressaltou a reitora da Universidade de Brasília e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Márcia Abrahão, na cerimônia de assinatura de acordos de cooperação entre a Andifes, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e 32 universidades federais, a UnB entre elas. O evento ocorreu nesta terça-feira (17), no Palácio do Planalto.

É uma iniciativa inédita, segundo o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta. "Esse ato de hoje é o maior movimento de expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública", afirmou. São 100 novas emissoras de rádio – uma delas da UnB – e televisão, oferecendo conteúdo jornalístico, educacional e cultural para todas as regiões do Brasil. Está prevista a adesão de mais 14 institutos federais em acordos similares com a EBC.

"É uma grande oportunidade para as universidades federais, porque vai nos permitir um alcance maior de público. No caso da UnB, embora seja um sonho desde a origem da Universidade, não tínhamos uma rádio com outorga operando em canal em frequência FM. Agora, nós vamos conseguir nos comunicar com o DF e o Entorno, chegando a uma população que está na terceira maior região metropolitana do país", comemorou o diretor da UnBTV, Rafael Vilas Bôas.

Atualmente, a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) conta com 109 estações – 69 TVs e 40 rádios. Desse total, 50 são de universidades federais. Com a ampliação, a RNCP praticamente vai dobrar o número de estações. Serão 118 emissoras de televisão e 91 de rádio. De acordo com a Secom, a RNCP é a quinta maior rede de radiodifusão do Brasil.

“Os dados são impressionantes. Rapidamente, 51 novas rádios e 49 novas TVs, de 50 municípios, estarão em funcionamento. Por isso, eu não poderia deixar de cumprimentar efusivamente o Cogecom – órgão de assessoramento da Andifes –, o nosso Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais, na pessoa da Maíra Bittencourt, e todos os gestores da área de comunicação das nossas universidades”, destacou a reitora Márcia Abrahão.

"O que tem de importante nesse movimento é que a gente se articula enquanto rede de comunicação pública. Cada emissora isolada tem uma força perante aquele público da região, mas, no momento que a gente expande isso nacionalmente, conseguimos repercutir temas e pautas importantes, como divulgação científica, desenvolvimento científico e tecnológico", comentou Maíra Bittencourt, diretora do Cogecom e professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, defendeu a importância da expansão da RNCP, por meio de consignação de canais da União. "Além de caráter informativo, traz uma gama de conteúdos educativos, não só da cultura local, mas estudos e pesquisas desenvolvidos pelas nossas universidades", disse. Ele avaliou a parceria com as universidades como "imprescindível".

Márcia Abrahão lembrou que, para tornar a iniciativa realidade, é preciso ampliar os recursos das universidades, uma vez que não houve aumento real do repasse do Tesouro nos governos anteriores. “Certamente todo esse avanço necessita de investimento, mais investimento, mais pessoal. O financiamento é necessário não só para manutenção das nossas instituições, mas também a ampliação de orçamento para que a gente possa dar conta das nossas obrigações de fazer ensino, pesquisa e extensão”, argumentou.

A reitora acrescentou que a atuação das universidades em prol da sociedade é extensa, muito além da sala de aula. “Temos compromisso com a ciência desse país, com a extensão universitária, por meio de museus, hospitais e várias iniciativas, entre elas as TVs e as rádios públicas. Por isso nossas universidades têm tanta credibilidade perante a sociedade. É muito bom ver o governo valorizando as nossas universidades e valorizando todo potencial que nós temos para com a sociedade”, afirmou a reitora e presidente da Andifes.

Confira a lista de universidades federais que assinaram acordos de parceria com a EBC:

Televisão

Universidade Federal do Pará (UFPA)

Universidade Federal do Ceará (UFC)

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab)

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Universidade Federal de São Carlos (Ufscar)

Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Rádio

Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Universidade de Brasília (UnB)

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Rádio e TV

Universidade Federal do Recôncavo Bahiano (UFRB)

Universidade Federal do Amapá (Unifap)

Universidade Federal do Juiz de Fora (UFJF)

Universidade Federal do Agreste Pernambuco (Ufape)

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa)

Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG)

Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)

Universidade Federal Fluminense (UFF)

*Com informações da Secom/PR.