COMEÇOU EM 22

Solicitação deve ser feita somente por veteranos, no Sigaa. Entenda as etapas do processo

Aulas começam dia 18 de março, nos quatro campi da Universidade. Antes disso, vem a matrícula. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

A matrícula para estudantes de graduação da Universidade de Brasília começou nesta quinta-feira (22). Se você, discente, não quer perder os prazos e deseja entender o passo a passo do processo, fique ligado nas dicas abaixo.

A matrícula para veteranos é realizada pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), no menu Ensino. Já para calouros que ingressaram pelo Programa de Avaliação Seriada (PAS) e pelos vestibulares Tradicional, 60+, Indígena e de Libras, não é necessário acessar o sistema: o processo é efetuado automaticamente pela Secretaria de Administração Acadêmica (SAA).

A grade horária de quem está começando será disponibilizada no Sigaa, à medida que os números de matrícula de cada seleção e chamada forem gerados.

Para os veteranos, a matrícula acontece em três etapas. A primeira envolve a solicitação de matrícula nas disciplinas, até 26 de fevereiro. A lista das ofertas está disponível no portal público do Sigaa. Basta acessar o menu Ensino, clicar em Componentes Curriculares e filtrar a pesquisa escolhendo Graduação em Nível de Ensino e também a unidade acadêmica de interesse.

Nas disciplinas, cada turma possui um código que indica, respectivamente, dias da semana (numerados de 2 a 7, correspondendo a segunda a sábado), turno (com as letras M, T, N, que significam, na ordem, manhã, tarde e noite) e horário (com números de 1 a 7 que remetem a cada intervalo de horas das aulas). Entenda no vídeo abaixo:

Após o período de matrículas, é realizado o processamento e divulgado no Sigaa o resultado das disciplinas em que o estudante foi matriculado. O secretário de Administração Acadêmica, Henrique Soares, tranquiliza os discentes quanto ao processo e orienta para que não haja sobrecarga no sistema.

"Nesta primeira etapa de matrícula, todas as solicitações são processadas de acordo com critérios de prioridade definidos pelo Cepe [Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão] e parametrizados no sistema, não é por ordem de solicitação. Por esse motivo, o estudante pode ficar tranquilo e evitar acessar o sistema nas primeiras horas do período de matrícula", menciona o gestor.

NOVA CHANCE – Se você não conseguiu vaga nos componentes que solicitou durante a matrícula, calma que há outra oportunidade de pedir a inclusão em outras turmas ou disciplinas durante a rematrícula. Nesta segunda etapa, que ocorre entre 1 e 5 de março, o estudante poderá tentar a solicitação em disciplinas que estão com vagas remanescentes.

Finalizado o processamento da rematrícula, se o discente, ainda assim, não conseguir ingressar em disciplinas, ele pode se matricular automaticamente – sem o processamento pela SAA – naquelas com vagas não ocupadas, durante a matrícula extraordinária. O período vai de 12 a 25 de março. Neste caso, o preenchimento das vagas se dá por ordem de solicitação.

Acompanhe as informações sobre matrícula nos perfis oficiais da UnB e da SAA no Instagram. A série Guia do Calouro, compartilhada colaborativamente pela UnBTV e pela Secretaria de Comunicação (Secom) nos perfis da Universidade e da emissora, também traz informações sobre matrícula e dá dicas sobre o cotidiano acadêmico para quem acabou de chegar à instituição.

TF E DSC – Os aprovados pelos editais de Transferência Facultativa (TF) e Portador de Diploma de Curso Superior (DSC) realizarão o processo também pelo Sigaa, no período da matrícula extraordinária. Há também previsão de matrícula pela coordenação do curso, de 12 a 31 de março, mas para situação específica.

“O prazo definido no calendário para as coordenações encaminharem a solicitação de matrícula desses alunos é para os casos de necessidade de flexibilização de pré-requisito, pois esses discentes ainda não possuem o cadastro dos aproveitamentos necessários”, aponta Henrique Soares.

Confira o calendário de matrícula da graduação. Arte: Virgínia Soares/Secom UnB

IDENTIFICAÇÃO – O número de matrícula dos estudantes recém-ingressos é enviado, por e-mail, até dez dias após a homologação do registro acadêmico. Este código possibilita a identificação como estudante da UnB e é utilizado para o acesso a serviços como Restaurante Universitário, Biblioteca Central e assistência estudantil. Ele também permite o cadastro no Sigaa.

Caso o estudante com registro homologado não receba o código, a orientação é que faça a solicitação para o e-mail da SAA (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e peça o comprovante de cadastro.

>> Confira o checklist do calouro

PÓS-GRADUAÇÃO – Os estudantes de pós-graduação terão de 1 a 10 de março para solicitar a matrícula, também pelo Sigaa. Já os orientadores deverão confirmar os pedidos dos orientandos entre 1 e 15 de março. As solicitações de disciplinas como alunos especiais nos programas da Universidade ocorrerão em datas definidas pelos próprios PPGs, conforme suas ofertas.

ACOLHIDA – As aulas do 1º/2024 iniciam no dia 18 de março, nos quatro campi. Para dar as boas-vindas à comunidade, a instituição realizada a aula inaugural #InspiraUnB, em 19 de março, 17h, no auditório da Associação de Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB), campus Darcy Ribeiro, Asa Norte. Informações sobre as atrações estarão disponíveis em breve nos canais de comunicação oficiais da UnB.

"Estamos extremamente otimistas com o início das aulas. O retorno ao nosso calendário acadêmico regular, conquistado com grande esforço de toda a comunidade, nos possibilita um planejamento mais preciso e eficaz das atividades ao longo do ano letivo”, compartilha o decano de Ensino de Graduação, Diêgo Madureira.