PARCERIA

Professores e alunos integram iniciativa de melhoria na logística de compra de materiais

Foto: Gabriela Studart/UnB Agência

Foi apresentado à comunidade acadêmica da Universidade de Brasília, na manhã desta terça-feira (14), o Projeto Logístico de Material do Exército Brasileiro.

A iniciativa é uma parceria do Departamento de Engenharia de Produção, da Faculdade de Tecnologia, com o Centro de Desenvolvimento de Sistemas (CDS) do Exército.

O evento aconteceu no auditório do Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes (Ceftru), executor do projeto.

Além das equipes técnicas de ambas as instituições, estavam presentes o reitor Ivan Camargo e o general Bráulio de Paula Machado, diretor do CDS.

Iniciado em setembro de 2014 e com mais 18 meses pela frente, o projeto tem por objetivo melhorar o sistema logístico do Exército.

“Cabe aos pesquisadores e técnicos da UnB mapear os processos e gerar o estudo de demandas que vão referenciar o desenvolvimento dos aplicativos que auxiliarão esta gestão”, explica a professora Simone Monteiro (FT), coordenadora do projeto.

Foto: Gabriela Studart/UnB Agência

Em sua exposição, Simone destacou os benefícios proporcionados aos alunos que integram as equipes. Coordenados por professores doutores, eles são dos cursos de Engenharia de Produção, Estatística, Ciência da Computação e Engenharia de Software.

“Os processos dos trabalhos são integrados e promovemos, sistematicamente, o nivelamento do conhecimento entre todos os integrantes”, afirmou.

Luiza Lavocat, graduada na primeira turma de Engenharia de Produção, confirma o diagnóstico: “Temos a oportunidade de participar de um intenso processo de aprendizado tanto técnico quanto de trabalho em equipe”, declarou.

O representante do Exército vê na parceria com a UnB uma oportunidade rica para a corporação. “O envolvimento de gente nova, competente e com conhecimento atualizado, revigora e areja todo o nosso trabalho”, afirmou o general.

Ao ressaltar o histórico de cooperação entre a UnB e o Exército, o reitor Ivan Camargo observou que a multidisciplinaridade do projeto é uma das características da Universidade de Brasília e também enalteceu a participação dos estudantes. “É deles que vêm as ideias novas e brilhantes”, pontuou.