ÓRGÃOS COLEGIADOS

Conselheiros também apreciaram parecer da Capro sobre projetos executados e relatório do Centro de Estudos do Cerrado da Chapada dos Veadeiros

As duas homologações de título de professor emérito foram aprovadas por aclamação durante o Consuni na FGA. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

A Faculdade UnB Gama (FGA) recebeu a reunião do Conselho Universitário (Consuni) desta sexta-feira (1º), no dia em que foram celebrados os 15 anos de criação do campus. No encontro, os conselheiros aprovaram, por aclamação, a concessão de título de Professor Emérito a Gerson Américo Janczura, do Instituto de Psicologia (IP), e a Geraldo da Silva e Souza (in memoriam), do Instituto de Ciências Exatas (IE).

O Consuni também aprovou, por unanimidade, o parecer da Câmara de Projetos, Convênios, Contratos e Instrumentos Correlatos (Capro) sobre os relatórios parciais e finais de projetos executados pela UnB ou pelas fundações de apoio credenciadas junto à Universidade no 1º semestre de 2023, apresentado pela decana de Pesquisa e Inovação e presidente da Capro, Maria Emília Walter.

“Isso, de fato, nos dá tranquilidade. Quando nós assumimos, havia uma determinação do Tribunal de Contas da União para que a Universidade tivesse, ou no Consuni ou em órgão vinculado ao Consuni, um espaço para análise desses processos e para a aprovação dos relatórios. Isso dá segurança para os nossos professores”, avaliou a reitora Márcia Abrahão.

Os conselheiros apreciaram, ainda, o Relatório de Atividades do Centro de Estudos do Cerrado da Chapada dos Veadeiros (CER), referente ao biênio 2020-2021. O documento foi aprovado. No entanto, a comissão responsável indicou o acréscimo das informações vinculadas à gestão financeira e patrimonial e à gestão de pessoas relativas ao período.

HOMENAGEADO DA PSICOLOGIA – Referência em Terapia Cognitiva Comportamental, Gerson Américo Janczura se formou em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em 1982. Em 1986, tornou-se mestre pela UnB e, em 1994, doutor pela University of South Florida, em Tampa, na Flórida (EUA).

Na Universidade de Brasília desde 1984, o docente foi chefe do Departamento de Processos Psicológicos Básicos e coordenou o Laboratório de Processos Cognitivos, além de cursos de pós-graduação. Atualmente, já aposentado, Gerson Janczura é professor voluntário e atua no projeto de extensão Programa Psicoterapêutico de Enfrentamento do Câncer.

Durante a trajetória profissional e acadêmica, com inúmeras contribuições para a psicologia, ele participou de comissões de avaliação da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

HOMANEGEADO DAS EXATAS – Geraldo da Silva e Souza entrou para o corpo docente do Departamento de Estatística do Instituto de Ciências Exatas da UnB em 1984. Após se aposentar, continuou atuante como colaborador da pós-graduação do IE. Em sua carreira acadêmica, ainda foi professor do quadro da University of Illinois at Chicago, professor visitante da North Carolina State University e da University of North Carolina.

Matemático pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e economista pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Geraldo da Silva Souza era mestre em Engenharia de Sistemas pela UFRJ e doutor em Estatística pela North Carolina State University. Ainda, concluiu dois pós-doutorados, um em Econometria na University of North Carolina e outro em Estatística na UnB.

Além da academia, Geraldo da Silva Souza foi economista da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), onde chefiou a Divisão de Estudos Econômicos da Assessoria de Planos e Desenvolvimento da Presidência. Como pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), ele esteve à frente da Secretaria de Gestão e Desenvolvimento Institucional e do Departamento de Métodos Quantitativos. Também exerceu o cargo de coordenador de estudos estratégicos. O professor Geraldo da Silva Souza faleceu em dezembro de 2022.