MEIO AMBIENTE

Instituições realizarão atividades de preservação da memória e produção e aplicação de conhecimento em ciência de dados, infraestrutura e educação

O Ibama tem 12 quilômetros de caixas de arquivo, que farão parte da pesquisa. Acordo foi selado em reunião entre representantes do órgão e da UnB, no Salão de Atos da Reitoria. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

A preservação da memória do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o desenvolvimento de tecnologias de ciência de dados, de infraestrutura e de educação são objetos de dois Termos de Execução Descentralizada (TEDs) entre a Universidade de Brasília e o Ibama, que somam quase R$ 12 milhões. Os documentos foram assinados pela reitora Márcia Abrahão e pelo presidente da autarquia, Rodrigo Agostinho, na quinta-feira (4), no Salão de Atos da Reitoria.

A reitora Márcia Abrahão destacou a importância da universidade na produção de conhecimento e aplicação de novas tecnologias, ao citar o resultado do Índice Geral de Cursos (IGC) divulgado na terça-feira (2) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC). “A UnB está entre as 25 melhores universidades do Brasil, com nota máxima. Dessas 25 universidades, 18 são federais. Isso mostra a qualidade do trabalho que nós fazemos nas nossas universidades e, aqui, na UnB”, reforçou.

O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, contou que o Instituto completa 35 anos em 2024, e assim como as universidades federais, sofreu com a “falta de zelo” do governo federal em anos anteriores, mas que a autarquia vive um momento de reconstrução. “É um prazer enorme começar essas primeiras parcerias com a Universidade de Brasília. Tem muito conhecimento dentro da Universidade e do Instituto. A gente pode fazer um trabalho que vai melhorar e muito as carreiras dos profissionais que, aqui, estão em formação”, afirmou.

MEMÓRIA – O TED no valor de R$ 5,9 milhões e duração de 37 meses tem como objetivo o desenvolvimento de modelos e metodologias para aprimorar a gestão arquivística, bem como o tratamento de documentos e elaboração de uma política de gestão, entre outras ações. “Nós, na Universidade de Brasília, temos muito apreço pela memória. Esta semana, fizemos um evento no Espaço Memória da UnB lembrando, para nunca mais esquecer, do golpe de 1964”, contou a reitora.

Presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, e reitora Márcia Abrahão assinaram dois Termos de Execução Descentralizada sobre memória e tecnologias de ciências de dados. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

“Preservar a memória institucional do Ibama, um órgão icônico e importante em um país megadiverso como o nosso, por meio do tratamento e da organização dos acervos arquivísticos, representa o resgate de uma série de momentos históricos e da essência do Ibama”, destacou o vice-diretor da Faculdade de Ciências da Informação (FCI), Rogério Henrique de Araújo Júnior.

O diretor de Planejamento, Administração e Logística do Ibama, Gustavo Henrique Moreira Silva, disse que, somente na sede, no Distrito Federal, a autarquia tem doze quilômetros de arquivos. “Graças à expertise da Universidade de Brasília, estamos conseguindo fazer a triagem e recuperar informações preciosas e históricas”, comentou.

INOVAÇÃO – O segundo TED, cujo investimento é de R$ 6 milhões, com prazo de execução de 48 meses, vai desenvolver pesquisas sobre novas tecnologias a serem aplicadas nas áreas de ciência de dados, de infraestrutura e de educação da Diretoria de Planejamento, Administração e Logística do Ibama, a fim de subsidiar as tomadas de decisão do órgão.

O docente do Departamento de Engenharia Elétrica da Faculdade de Tecnologia (FT) Ugo Dias explicou que a FT vai atuar em três frentes. Uma é a transferência de tecnologia de infraestrutura de energia renovável, outra é a capacitação de funcionários e, por fim, o processamento de informações. “Nós temos um prazer enorme de estar aqui, destacando principalmente os benefícios que uma parceria dessa traz para a Universidade de Brasília, para o Ibama e para a sociedade brasileira como um todo”, salientou.

“Temos dois TEDs que se complementam e que fortalecem culturalmente o Ibama. Isso, graças ao conhecimento que os professores, os estudantes, os pesquisadores, os bolsistas e toda essa comunidade acadêmica podem transferir para a gente”, finalizou o diretor do Ibama, Gustavo Henrique Moreira Silva.

Também participaram da reunião a decana de Extensão, Olgamir Amancia, a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi, o decano de Administração, Abimael Costa, e o diretor da Faculdade de Ciência da Informação, Renato Tarcísio.