PARTICIPE

Aberto à comunidade, evento ocorre nesta sexta-feira (7), no Hospital Universitário

O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) promove, nesta sexta-feira (7), no auditório 2, palestra sobre cuidados paliativos, com o tema Viver e morrer com dor: não precisa ser assim. O evento faz alusão ao Dia Mundial de Cuidados Paliativos, celebrado no sábado (8).

A palestra é gratuita e aberta à comunidade. Podem participar pacientes e familiares, profissionais de saúde, médicos, estudantes e interessados no assunto. De acordo com a geriatra e integrante da equipe de cuidados paliativos do HUB, Cláudia Arminda Corrêa, o objetivo é esclarecer a população e quebrar preconceitos. “A proposta é fazer com que as pessoas entendam que é possível morrer sem dor. Esse é um direito humano básico”, afirma.

Cláudia explica que os cuidados paliativos abrangem uma série de ações para tornar o fim da vida de uma pessoa mais confortável e tranquilo, como alívio da dor e atendimento de desejos. “É um plano de cuidados que integra intervenções físicas, sociais, emocionais e espirituais para que a pessoa viva melhor tanto quanto possível”, diz. No HUB, esse trabalho é direcionado atualmente aos pacientes com câncer e aos internados na Unidade de Pacientes Críticos, com o apoio de equipe multidisciplinar.

Segundo definição da Organização Mundial de Saúde (OMS), “cuidado paliativo é uma abordagem que promove a qualidade de vida de pacientes e seus familiares, que enfrentam doenças que ameacem a continuidade da vida, através da prevenção e alívio do sofrimento”.

Palestra: Cuidados paliativos – Viver e morrer com dor: não precisa ser assim
Data: 7 de outubro (sexta-feira)
Local: Auditório 2 do HUB (SGAN, 605, Av. L2 Norte)