SEMANA UNIVERSITÁRIA

Na 8ª edição, evento traz informações sobre cursos da Universidade. Abertas ao público, atividades seguem até sexta-feira (27), no campus Darcy Ribeiro

Alunos de Medicina Veterinária exibem animais empalhados durante a 8ª Mostra de Cursos de Graduação. Foto: Luís Gustavo Prado/Secom UnB

Um pavilhão cheio de oportunidades. É isso que a comunidade vai encontrar na 8ª Mostra de Cursos de Graduação, que reúne informações sobre as graduações presenciais e a distância ofertadas pela Universidade de Brasília. O evento pretende ajudar jovens do ensino médio na escolha da futura profissão, bem como divulgar os cursos da instituição à comunidade acadêmica e ao público em geral.

Com entrada gratuita, a exposição faz parte da XVII SemUni e acontece no Pavilhão João Calmon (PJC), no campus Darcy Ribeiro, até sexta-feira (27). O horário de visitação é das 8h às 12h30 e das 13h30 às 17h. No local, os interessados recebem informações sobre estrutura dos cursos, conhecem projetos de pesquisa e podem participar de experimentos de diversas áreas. Ao todo, 32 graduações realizam atividades para receber o público, mas há panfletos para informar sobre os 139 cursos presenciais e oito cursos a distância ofertados pela UnB.

Microscópios, animais empalhados, jogos, experimentos científicos e brindes disputam os olhares dos visitantes. Para chamar a atenção do público, o curso de Matemática trouxe um xadrez gigante para a Mostra, além dos tabuleiros disponíveis a quem quiser aprender ou praticar o jogo.

“O xadrez tem uma ligação muito forte com a Matemática. Além disso, há também o aspecto da pedagogia. Afinal, como se ensina xadrez ou uma operação complexa para uma criança? Existe um passo a passo que precisa ser pensado. Por isso, trouxemos aplicativos e outros recursos que auxiliam nessa didática”, explica o estudante do sexto semestre do curso e presidente do Clube de Xadrez UnB, Arthur de Jesus.

Bianca e o colega Walter aproveitaram para conferir a Feira de Saúde, que acontece ao lado da Mostra, no Pavilhão Anísio Teixeira. Foto: Luís Gustavo Prado/Secom UnB

Não faltaram mimos para quem visitou a mostra dos cursos da Faculdade de Comunicação nesta quarta-feira (25). Entre os brindes estavam o jornal laboratório Campus, revistas, livros e até gibi. Voluntária na iniciativa pela primeira vez, Maiara Moreira, estudante do quarto semestre de Comunicação Organizacional, fala sobre a experiência:

“Recebemos vários alunos interessados na área de Comunicação, mas em dúvida sobre qual habilitação escolher. A maioria não conhecia Comunicação Organizacional, que é um curso novo, criado em 2010. Foi legal porque pudemos divulgar mais essa opção ofertada na UnB e explicar melhor cada curso.”

Interessada em cursar Medicina, Bianca Carneiro, aluna do terceiro ano do ensino médio no Centro de Ensino Médio 404 de Santa Maria, aproveitou o encontro para tirar dúvidas. "Os estudantes sabiam responder tudo o que perguntei. Me deram dicas em relação ao vestibular e ao Enem. Contaram como é o curso”, festeja a estudante, que participou do diálogo promovido pelos acadêmicos da Faculdade de Medicina da UnB.

“Me falavam que aqui é uma cidade e eu não acreditava. Agora que vi o tamanho da Universidade, estou encantada”, conta Bianca. A jovem conta que também visitou o Museu de Anatomia Humana da UnB. "Gostei tanto que fiquei admirando as peças e quase me perdi do grupo." Motivada pela Mostra, ela garante tentar o ingresso pelo Enem. "Mas se não conseguir, vou fazer o vestibular. Não vou desistir até passar", promete.

O professor Francisco de Carvalho e o aluno Edvan Vaz ao lado da ovelha empalhada. Foto: Luís Gustavo Prado / Secom UnB

Professor de matemática na sala de recursos multifuncionais para atendimento especializado a estudantes com deficiência do Centro Educacional do PAD-DF do Paranoá, Francisco de Carvalho trouxe os estudantes para conhecer a UnB.

“A maioria dos nossos alunos está na situação de baixa renda. Fizemos questão de passar em frente à Casa do Estudante para mostrar um auxílio que eles podem encontrar aqui. Eles ficaram interessados. Estar aqui é uma forma de motivá-los”, compartilha o docente.

Na função de tradutor da Língua de Sinais Brasileira (Libras), o docente acompanhou o estudante surdo Edvan Vaz, que cursa o segundo ano do ensino médio no colégio. O jovem contou que trabalha em uma fazenda cuidando de vários animais e que, por isso, amou a exposição de animais empalhados feita pela Medicina Veterinária.

Também compareceram à iniciativa estudantes de pós-graduação. É o caso de Marx Menezes, doutorando da UnB em Artes e Tecnologia e estudioso do recurso de audiodescrição – faixa descritiva que garante acessibilidade a pessoas cegas. “Vim aqui para ter noção do que está acontecendo em outros cursos que se relacionam com minha área de pesquisa. Quero colher informações novas para utilizar na minha tese.”

Symone Jardim (esq.) acredita que a Mostra é um incentivo para que estudantes do ensino médio queiram ingressar na instituição. Foto: Luís Gustavo Prado/Secom UnB

SOBRE – Integrando as atividades da XVII Semana Universitária da UnB, a Mostra de Cursos é realizada pelo Decanato de Ensino de Graduação (DEG), em parceria com o Decanato de Extensão (DEX).

Para a diretora de Inovação e Estratégias para o Ensino de Graduação do DEG, Symone Jardim, a iniciativa abre portas a muitos estudantes, que vêm à UnB pela primeira vez. “Aqui eles podem conversar com universitários que estão cursando a área de seu interesse e andar pela Universidade, conhecendo o ambiente acadêmico”, destaca.

Symone enfatiza que a iniciativa pretende “despertar o interesse dos estudantes e encorajá-los para ingressar na Universidade”, inclusive divulgando a existência dos campi de Ceilândia, Gama e Planaltina. “É uma forma de mostrar para eles que a UnB está perto, e não tão longe como alguns imaginam.”