EXTENSÃO

Evento será realizado entre 24 e 28 de setembro em todos os campi. Filósofa Marilena Chauí participará da abertura

Representantes do coletivo feminista Roda das Mina na XVII SemUni. Devido ao sucesso, roda de conversa sobre representatividade feminina foi transformada em projeto de extensão. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Para marcar a tradicional semana de atividades acadêmicas, científicas e culturais, o Decanato de Extensão (DEX) da Universidade de Brasília lançou, nesta terça-feira (21), a XVIII Semana Universitária (SemUni). A temática desta edição é Somar ideias, integrar vidas.

Entre os dias 24 e 28 de setembro, os quatro campi da UnB vão sediar oficinas, palestras, debates e outras atividades. A programação completa da SemUni será disponibilizada em 1º de setembro pelo DEX, no mesmo dia em que as inscrições têm início.

Uma das mudanças aprovadas para a Semana Universitária deste ano é que apenas unidades acadêmicas e administrativas puderam apresentar propostas. A novidade, no entanto, não excluiu a participação de professores, técnicos e estudantes. Como um programa especial de extensão, a construção foi coletiva.

“Passamos de 450 propostas na última edição para mais de 660 nesta. Para além da quantidade, está a qualidade”, avalia a decana de Extensão, Olgamir Amancia. Em sua opinião, as propostas foram construídas de forma integrada, articulada, interdisciplinar, envolvendo diferentes sujeitos. “É a forma como a unidade quer se apresentar na SemUni”.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL — Para a abertura da Semana Universitária, a ser realizada na noite de segunda-feira, 24 de setembro, o DEX convidou a filósofa e escritora Marilena Chauí, que receberá, no dia seguinte, o título de Doutora Honoris Causa. “É um privilégio abrir a semana com uma filósofa renomada com uma trajetória de vida destinada a uma reflexão crítica da realidade”, destaca a decana.

“No momento em que vivemos tantas desesperanças, ter uma pessoa com força e coragem, que trabalha na perspectiva de que é possível construir um mundo melhor, é algo animador”, complementa. Nessa perspectiva, a data de 26 de setembro vai marcar o Dia da Saúde Mental na UnB.

Em paralelo às atividades do mês Setembro Amarelo – a campanha nacional de prevenção ao suicídio –, será promovido um dia de rodas de conversa e práticas integrativas que destaquem a importância da convivência e do diálogo. “O papel da Universidade é de acolher as pessoas e respeitá-las, construir mecanismos para que as pessoas se sintam valorizadas. Significa um olhar cuidadoso sobre a comunidade acadêmica”, reflete Olgamir.

Na Semana Universitária de 2017, o coletivo Roda das Minas promoveu a roda de conversa Representatividade feminina no setor público, com mulheres que exercem cargos de liderança. “Avaliamos muito bem, a atividade foi muito engrandecedora para nós, e também influenciou nossa decisão de transformar a Roda em um projeto de extensão”, conta Isabelle de Oliveira, estudante do sétimo semestre de Gestão de Políticas Públicas e integrante do coletivo feminista.

Para 2018, está previsto um cinedebate sobre o documentário Chega de Fiu Fiu, dirigido por Amanda Kamanchek e Fernanda Frazão, e criado pela ONG feminista Think Olga. O debate será realizado no auditório da Faculdade de Comunicação (FAC) no dia 25 de setembro. A expectativa é que, após a exibição do documentário, os participantes façam uma intervenção pelo Instituto Central de Ciências (ICC) com mensagens e cartazes.

CERTIFICAÇÃO — A partir desta edição, a certificação das atividades será completamente digital. Por isso, só serão permitidas inscrições pelo Sistema de Extensão (Siex). Os certificados digitais estarão disponíveis no próprio sistema, desde que a unidade responsável ateste a frequência dos alunos na atividade.