COLÓQUIO

Centenas de pessoas se reúnem para ouvir a filósofa Marilena Chaui em evento da Semana Universitária

Auditório da ADUnB estava lotado para palestra de Marilena Chaui, na Semana Universitária. Antes, público apreciou o canto do coro Madrigal UnB. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

O auditório da Associação dos Docentes da UnB (ADUnB) estava lotado na noite desta segunda-feira (24) para a palestra da filósofa Marilena Chaui sobre democracia e universidade pública. Mais de 520 pessoas compareceram ao evento, que encerrou o primeiro dia de atividades da Semana Universitária 2018.

Membros da comunidade acadêmica e até mesmo famílias completas podiam ser vistas entre o público reunido para ouvir a nova Doutora Honoris Causa da UnB. Seu discurso abordou a defesa da educação como fundamento para uma sociedade com oportunidades equânimes.

“Precisamos tomar a educação no sentido profundo, como formação para a cidadania e da cidadania. Como direito de todos: crianças, jovens, adultos e idosos. Direito ao acesso ao conhecimento e à criação do conhecimento. Isso é preciso para que nos tornemos realmente democráticos”, expressou a educadora.

Em sua exposição, Marilena Chaui traçou semelhanças entre regimes neoliberais e totalitários e criticou o processo de deterioração pelo qual passam instituições públicas de ensino superior no Brasil. “Minhas palavras serão duras porque são tempos duros, mas elas estão cheias de esperança”, indicou, logo no início da apresentação.

Ovacionada, Marilena Chaui se emocionou com as manifestações da plateia. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Para a convidada, a dificuldade em desenvolver pesquisas científicas nas universidades, por exemplo, está relacionada a interesses mercadológicos. “A educação é um direito, não apenas uma transmissão de conhecimentos. Não podemos colocá-la a serviço do capital”, disse. “O que observamos são direitos sendo transformados em serviços, definidos pela lógica do mercado. Isso aumenta todas as formas de exclusão.”

A filósofa foi aplaudida diversas vezes pelo público. Além das palavras de Chaui, os presentes puderam se deleitar com apresentação do coro Madrigal UnB, formado por alunos do Departamento de Música (MUS), sob regência do professor e maestro David Junker.

SEMANA UNIVERSITÁRIA – A abertura oficial da Semana Universitária 2018 aconteceu na manhã desta segunda-feira (24), no Memorial Darcy Ribeiro, juntamente com a cerimônia de outorga do título de Doutora Honoris Causa a Marilena Chaui.

Olgamir Amancia, decana de Extensão, ressaltou o privilégio de contar com a presença da convidada no primeiro evento da Semana Universitária. “A Marilena é um ícone para quem luta pela democracia em nosso país”, elogiou.

Além das mais de 500 pessoas presentes na ADUnB no evento noturno, o Decanato de Extensão (DEX) registrou mais de duas mil visualizações no vídeo em tempo real do evento, transmitido em parceria com a UnBTV.

Na oportunidade, o DEX também divulgou o resultado do I Concurso de Fotografia de Extensão, que integra a programação da Semana Universitária. O concurso visa dar visibilidade aos projetos, programas e ações de extensão da UnB por meio da fotografia.

Fotografia vencedora do I Concurso de Fotografia de Extensão é sobre o projeto UnBeatables. Foto: Raphael Loyola

O estudante de Engenharia Elétrica Raphael Braccialli de Loyola ficou com o primeiro lugar, com um registro sobre o projeto UnBeatables, que leva tecnologia robótica a crianças da rede pública de ensino.

As dez melhores fotos, escolhidas por júri popular e técnico, serão exibidas na Mostra de Extensão, a partir desta quarta-feira (26), no Pavilhão Anísio Teixeira (PAT). A programação da Semana Universitária continua até a sexta-feira (28), e conta com mais de 600 atividades.

Na quarta-feira (26), a UnB se volta para a discussão da saúde mental no ambiente acadêmico. Serão realizadas diversas ações, todas gratuitas e abertas ao público geral. Saiba mais.