PESQUISA

Cooperação permite ao Herbário da Universidade, que fica no IB, participação em estudos de amostras coletadas no Cerrado

Herbário da UnB está entre os dez maiores do Brasil. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

A reitora Márcia Abrahão e o diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Raimundo Deusdará, assinaram, nesta segunda-feira (23), um acordo de colaboração entre as instituições. Com duração de cinco anos, o contrato prevê a participação do Herbário da Universidade de Brasília na identificação de mais de 10 mil amostras botânicas coletadas em diversas localidades de Cerrado e que integram o Inventário Florestal Nacional (IFN).

O convênio abre oportunidade para que alunos de Biologia e Engenharia Florestal aprofundem técnicas de herbário e conhecimentos da flora local. “No momento atual, uma parceria como esta mostra que nosso trabalho está dando certo e temos muito a crescer. Além disso, poderemos entregar à sociedade profissionais mais completos, com experimentações mais diversas”, afirmou a reitora.

Para Deusdará, o SFB tem muito a ganhar a partir da parceria com a Universidade. “Essa aliança possibilitará a ampliação de produções acadêmicas, que muitas vezes ficam em segundo plano para nós e não conseguimos executar. Será um ganho para ambas as partes”, analisou.

O compartilhamento de profissionais especializados e investimentos na melhoria física do Herbário são a contrapartida pelo uso do espaço. Os recursos são direcionados do Programa de Investimento Florestal (FIP) e do Fundo de Investimento Climático (CIF), administrados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

SOBRE – O Inventário Florestal Nacional é uma iniciativa coordenada pelo Serviço Florestal Brasileiro, órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. Seu objetivo é identificar plantas raras e ameaçadas para ampliar o conhecimento sobre a dinâmica dos biomas nacionais, além da possibilidade de descobrir novas espécies.

Reitora Márcia Abrahão e diretor do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Raimundo Deusdará, assinam termo de cooperação entre as instituições. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Em todo o país, equipes vão a campo medir as árvores, analisar sua saúde e vitalidade, coletar amostras do solo e de material botânico, entre outros aspectos. Além disso, são realizadas entrevistas com moradores que vivem no entorno das áreas amostrais para conhecer a percepção da comunidade sobre os recursos florestais e seu uso.

O Herbário da UnB, que receberá as amostras advindas do IFN, foi fundado em 1963, junto com o Departamento de Botânica da Universidade. Possui a maior coleção universitária do tipo e está entre os dez maiores herbários no Brasil. O acervo é constituído majoritariamente de exemplares extraídos do Cerrado e, em menor parte, da Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga e do exterior.