PÓS-GRADUAÇÃO

Ao todo, quase cem trabalhos estão sendo avaliados. Cerimônia do Prêmio UnB de Dissertação e Tese acontece na próxima segunda-feira (29)

Em 2018, a Universidade de Brasília promove mais uma edição do Prêmio UnB de Dissertação e Tese. A solenidade que marca o reconhecimento aos ganhadores será realizada nesta segunda-feira (29), às 9h, no auditório da Reitoria. Serão contempladas as melhores dissertações e teses defendidas na instituição em 2016 e 2017.

Iniciativa do Decanato de Pós-Graduação (DPG), a premiação reconhece e divulga a produção acadêmica de distinta relevância da Universidade. O prêmio teve início em 2016 e já agraciou 125 trabalhos, 61 produzidos em 2014 e 64 em 2015.

Um dos organizadores desta edição, o coordenador de Monitoramento e Avaliação do DPG, Gerson Cipriano, explica que a proposta foi inspirada no prêmio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “A premiação da Capes é extremamente concorrida e são poucos ganhadores para todo o país. Por isso, buscamos também valorizar e dar maior visibilidade à pesquisa da UnB."

Lançado em 27 de setembro, o edital prevê a divulgação do resultado até o dia 27 de outubro. Participam mais de 90 programas de pós-graduação, dos quais 66 com doutorado, com um total de 98 trabalhos indicados, de mestrado (dissertações) e doutorado (teses).

PREMIAÇÃO – A homenagem abrange duas grandes distinções: Prêmio UnB de Dissertação e Tese e Grande Prêmio UnB de Tese, sendo um por área e ano de defesa (2016 e 2017). O Grande Prêmio UnB de Tese será escolhido entre os ganhadores do Prêmio UnB de Dissertação e Tese.

Premiação foi organizada de acordo com os níveis de avaliação da Capes – grandes áreas e colégios. Arte: Igor Outeiral/Secom UnB

Seguindo os moldes da Capes, os prêmios de dissertação e tese consideram as nove grandes áreas: Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias e Florestais; Engenharias; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Multidisciplinar; Linguística, Letras e Artes.

A critério dos avaliadores, se houver mérito, o Grande Prêmio UnB de Tese poderá ser concedido aos seis melhores trabalhos de doutores (2016 e 2017) em três colégios da Capes: Ciências da Vida, Ciências Exatas e Ciências Humanas. Caso nenhuma dissertação ou tese cumpra os requisitos, os avaliadores podem optar pela não atribuição do prêmio.

AVALIAÇÃO – O processo avaliativo do Prêmio UnB de Dissertação e Tese é constituído por nove avaliadores divididos em dois comitês: um interno e outro externo. O primeiro é formado por professores da UnB e o outro por profissionais de outras instituições. Em ambos os grupos, pesquisadores seniores na comunidade científica representam os três colégios da Capes.

Uma novidade desta edição é a parceria com o Centro de Informática (CPD) no desenvolvimento de sistema próprio de avaliação. “A sistematização do processo avaliativo foi uma mudança importante para facilitar e organizar as publicações e o trabalho dos comitês”, afirma Gerson Cipriano.

Para ele, o programa confere mais transparência e credibilidade à avaliação, especialmente para os pesquisadores externos. “Esse sistema agora vai ficar como um produto para a instituição, podendo ser utilizado para outras situações”, assegura.

Conforme orientações do edital, cada programa de pós-graduação instituiu sua própria comissão, indicando uma dissertação e tese (quando possui doutorado), para cada ano avaliado. Três critérios principais compõem a avaliação: originalidade do trabalho; relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social, de inovação; valor agregado ao sistema educacional.

“Serão considerados os trabalhos de excelência, com nota superior para a qualidade do trabalho e as produções acadêmicas vinculadas”, complementa o coordenador do DGP. A cerimônia de premiação do Prêmio UnB de Dissertação e Tese 2018 é aberta ao público. Participe!