ENSINO

Distribuição de recursos financeiros, bolsas de estudos e orientações sobre processos acadêmicos foram alguns assuntos abordados na reunião

Decana Helena Shimizu palestra durante a 4ª reunião de diálogo com os PPGs da UnB. Foto: Beatriz Ferraz/Secom UnB

Nesta quarta-feira (15), aconteceu a quarta reunião de diálogo entre os coordenadores dos programas de cursos de pós-graduação da Universidade de Brasília. O evento, realizado no auditório da Faculdade de Tecnologia (FT), é uma iniciativa do Decanato de Pós-Graduação (DPG) e tem a finalidade de discutir assuntos relacionados aos cursos de mestrado e doutorado da instituição.

Em oportunidades anteriores, os coordenadores receberam representantes da Capes para esclarecimentos sobre a pós-graduação no Brasil. Desta vez, o foco do encontro foi o funcionamento interno da UnB em relação ao tema.

Durante a reunião, a decana do DPG, professora Helena Eri Shimizu, enfatizou a importância da pós-graduação mostrar-se ativa durante as ações dos 55 anos da UnB (Ciência e Ousadia). O decanato pretende organizar uma lista de professores que serão homenageados ao longo do ano. “Aguardo a indicação dos pesquisadores. Os coordenadores dos cursos devem enviar os nomes para o DPG”, informou.

Além disso, a decana abordou o projeto para aula inaugural das turmas de pós-graduação deste semestre, com a temática Ética e Pesquisa. O objetivo da palestra de abertura do calendário dos cursos é apresentar e debater as formas de combate aos casos de plágio nas produções acadêmicas na Universidade. “Visando estimular a autenticidade científica, precisamos prevenir situações de cópia e plágio em nossas pesquisas”, alertou.

No encontro, a professora Helena Shimizu também manifestou a intenção de formar um grupo para estruturar a internacionalização dos cursos de mestrado e doutorado da Universidade de Brasília. O objetivo é fortalecer a atuação da pós-graduação, tornando-a cada vez mais relevante para além dos domínios brasileiros.

Ainda neste sentido, o coordenador do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), Virgílio Almeida, ressaltou como desafio para 2017 o estreitamento de laços com a pós-graduação e o atendimento às demandas dos cursos de mestrado e doutorado. "Oferecemos diversos cursos que podem enriquecer o currículo dos nossos pesquisadores”, disse. O IsF oferece cursos de gramática, conversação e compreensão de textos em Inglês, Espanhol, Alemão e outros idiomas. Os interessados podem obter informações no endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

GESTÃO – Para o quadriênio 2017/2020, o DPG pretende se organizar para utilizar de maneira adequada os recursos disponíveis aos programas de pós. Na reunião, o decanato apresentou as planilhas referentes à receita ofertada aos diversos cursos de mestrado e doutorado e indicou que os coordenadores devem se organizar para fazer as solicitações de bolsas de estudos e outras verbas de maneira sistematizada, cumprindo com rigor os procedimentos administrativos e legais.

“Estamos numa fase de transição para a implementação de sistemas burocráticos mais flexíveis. Os trâmites dos processos tendem a ser mais eficientes e adequados”, comentou o professor Cláudio Del Menezzi, diretor de pós-graduação do DPG.

A professora Carla Anflor, coordenadora dos cursos stricto sensu, afirmou que a UnB busca informatizar e agilizar as resoluções dos processamentos. “Quando o coordenador do curso utiliza as ferramentas disponibilizadas pela Universidade e observa o percurso dos processos, há uma considerável economia de tempo, verbas e recursos humanos”, enfatizou.

Em relação ao Programa de Iniciação Científica, o professor Sérgio Granemann destacou que o edital Pibic 2017-2018 prevê inscrições escalonadas por área de conhecimento (Exatas e Tecnologia, Artes e Humanidades, Saúde e Vida). O edital do processo seletivo pode ser consultado pela internet.