ENSINO

Evento do Programa de Aprendizagem para o 3º Milênio acontece nesta quarta (17), às 9h, no auditório do CDT

Equipe do CEAD atua na organização do seminário do Programa de Aprendizagem para o 3º Milênio. Foto: Bruce Macedo/Secom UnB

Nesta quarta-feira (17), às 9h, o auditório do CDT sedia o 1º Seminário do Programa de Aprendizagem para o 3º Milênio (A3M). O projeto está inserido nas atividades do Centro de Educação a Distância (CEAD) da UnB, que idealiza o evento. O objetivo do encontro é difundir metodologias inovadoras de ensino e de aprimoramento das relações de aprendizagem e interação entre professores e alunos.

A ideia central do A3M é reunir propostas que já existam, unificando-as a inovações para melhorar o ensino e a aprendizagem do público de ensino a distância. Professores estão desenvolvendo novas metodologias a partir de possibilidades estudadas ou de experiências realizadas em sala de aula, segundo suas necessidades educacionais específicas.

O diretor do CEAD, Sergio Freitas, ressalta a compreensão a respeito das mudanças no processo educacional como uma das principais ferramentas para promover a melhoria do sistema. "Nós identificamos o perfil do aluno e ele vem mudando no decorrer dos anos. O aluno deixou de ser um ser passivo e se tornou um ser ativo, principalmente pelos meios de tecnologia que nos cercam", diz.

Uma das organizadoras do evento, a docente Terezinha de Jesus Nogueira ressalta a importância do Programa Aprendizagem para o 3º Milênio. "O projeto é formado por uma equipe multidisciplinar. Considero que ele vá ser um aliado para o nosso desejo de qualidade no ensino e aprendizado. A integração entre teoria e prática, com aplicabilidades que estarão à disposição dos alunos e professores, é o que eu considero mais importante como valorização dessas ações. O A3M é uma integração para que a gente possa fazer um olhar sem dicotomia entre o ensino presencial e o ensino a distância", afirma.

>> Confira aqui a programação do evento