ACOLHIMENTO

Seleção visa preparar tutores para auxiliar alunos estrangeiros e indígenas na UnB. Bolsas são de R$ 400 mensais

Encerra-se nesta sexta-feira (23) o prazo de inscrição para atuar como tutor especial do projeto Raízes, desenvolvido em parceria pelo Decanato de Ensino de Graduação (DEG), o Decanato de Assuntos Comunitários (DAC) e a Assessoria de Assuntos Internacionais (INT). A iniciativa visa proporcionar melhor acolhimento a alunos oriundos de comunidades indígenas e alunos estrangeiros refugiados ou ingressos pelo PEC-G.

Para participar, os graduandos precisam estar regularmente matriculados na UnB e ter 12 horas semanais disponíveis para as atividades do projeto. Além disso, é necessário ter completado pelo menos 50% dos créditos do curso ou já possuir outra graduação na Universidade. Também é exigido dos candidatos que não possuam vínculos empregatícios ou recebam bolsas. O Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) deve ser superior a 3.

Os tutores selecionados passarão por um curso, em que serão explicadas as diretrizes sobre o sistema acadêmico e as principais dificuldades pelas quais os acolhidos costumam passar. Os bolsistas deverão elaborar, juntamente com seus alunos, um plano de atividades a ser apresentado para a unidade responsável pelo estudante indígena ou estrangeiro.

“Faremos reuniões de acompanhamento no meio do semestre e exigiremos relatórios de ambos, para que possamos medir até onde essa ação realmente teve impacto na vida do tutorado”, explica o assistente da direção da INT, Leonardo Souza.

A decana de Ensino de Graduação, Cláudia Garcia, destaca que a ampliação do acesso à UnB é apenas um dos passos para a efetiva democratização do ensino superior. "Nós, como instituição, temos a obrigação de garantir que esses estudantes não apenas ingressem na universidade, mas que também sejam bem-sucedidos em sua trajetória acadêmica", afirma.

"O projeto Raízes é uma importante parceria com o DAC e com a INT, pois vem dar apoio e acolhimento a alunos mais vulneráveis, para que tenham uma experiência universitária enriquecedora", acrescenta.