INOVAÇÃO

Mestrandos e doutorandos podem escolher disciplinas de terça (25) a domingo (30). Pela primeira vez o processo acontece pela internet, por meio do sistema Matrícula Web

Começa nesta terça-feira (25), à meia-noite, o período de matrículas em disciplinas da pós-graduação para o segundo semestre letivo de 2017 na Universidade de Brasília. O processo agora conta com uma novidade: é online e deve ser feito pelo próprio aluno por meio do sistema Matrícula Web. Para garantir a matrícula, os estudantes devem efetuar o pedido de disciplinas até as 18h do domingo (30).

Com a modernização, a plataforma, que já é utilizada no âmbito da graduação, passa a ser empregada também para mestrado e doutorado. Entre as melhorias pretendidas estão: mais autonomia para estudantes; redução de filas nos departamentos; modernização na gestão de informação; mais segurança e transparência nos processos acadêmicos.

“É um grande avanço. Vamos acabar com as filas que hoje se formam nas secretarias dos cursos e possibilitar ao aluno que se matricule de onde estiver”, avalia Helena Shimizu, decana de Pós-Graduação da UnB. A gestora destaca que “todo processo passa a ser documentado eletronicamente, evitando erros que podem acontecer com a documentação em papel”.

Arte: Marcelo Jatobá/Secom UnB

>> Confira também o Calendário da Pós-Graduação

COMO FUNCIONA – Ao acessar o Matrícula Web, o estudante deve clicar na opção Pós-Graduação. Na tela seguinte, é possível entrar no sistema por meio da opção Clique aqui para fazer o login, bastando informar matrícula e senha recebidas no momento do registro acadêmico. Caso não se recorde da senha, o usuário pode selecionar a opção Solicitar Senha. Após o preenchimento do formulário, o código é encaminhado para o e-mail pessoal do aluno, informado no ato do registro.

A partir do login, o estudante deve selecionar o menu Oferta, e em seguida escolher o Campus e o Departamento nos quais as disciplinas de seu programa são oferecidas. Feito isso, será exibida a relação de disciplinas disponíveis. Neste momento o aluno pode selecionar as disciplinas nas quais irá se matricular. Na seleção de disciplinas, orienta-se ao acadêmico que mantenha seu fluxo curricular, bem como que siga as recomendações de seu orientador.

Após concluir a matrícula, é preciso aguardar a validação do processo. “A matrícula só será definitiva depois de cumpridas todas as etapas pela unidade acadêmica, o que inclui conferência feita por orientadores ou coordenadores e, finalmente, o ajuste de matrícula, quando for necessário”, explica o secretário de Administração Acadêmica da UnB, Júlio Garay.

O resultado final da matrícula poderá ser consultado a partir do dia 5 de agosto também pelo Matrícula Web.

RECOMENDAÇÕES – Por ser a primeira vez que a plataforma está em uso na pós-graduação, para este semestre não haverá reserva de vagas nas disciplinas. Isso significa que o aluno pode fazer matrícula em qualquer disciplina, mesmo que esta não seja parte de seu fluxo curricular ou departamento. A prática, contudo, não é recomendada pela Secretaria de Administração Acadêmica (SAA).

"É importante que o estudante se matricule apenas nas disciplinas de seu programa, conforme seu fluxo curricular. Caso pretenda se matricular em disciplinas optativas, ele deve ter acordado isso com seu orientador. Nossa expectativa é que seja um processo tranquilo, com mínimo de ajustes a serem feitos”, sustenta o secretário Júlio Garay. Ele enfatiza a importância da validação que será feita pelas unidades acadêmicas. “Dessa forma vamos garantir que as vagas nas disciplinas sejam preenchidas de acordo com o fluxo curricular de cada estudante”, adverte.

De acordo com o gestor, o sistema será aperfeiçoado para o próximo semestre, garantindo a reserva de vagas para cada programa, de forma que os demais acadêmicos tenham acesso apenas às vagas remanescentes.

EXPECTATIVAS – O uso do Matrícula Web é esperado com boas expectativas por Anna Cristina de Araújo Rodrigues, mestranda em Imagem, Som e Escrita na Faculdade de Comunicação (FAC). “Antes era preciso se deslocar à Universidade para fazer a matrícula. Agora será bem mais fácil, inclusive para quem tem um horário de trabalho menos flexível”, opina. A discente conta que está preparada para efetuar a matrícula. “Estive na SAA para confirmar meu e-mail de acesso ao sistema. Fui muito bem atendida e orientada. Acessei o Matrícula Web e deu tudo certo. Não tive a menor dificuldade em usar a ferramenta."

Para realizar a matrícula com tranquilidade, a SAA recomenda que, assim como Anna Cristina, os acadêmicos acessem a plataforma antecipadamente. Caso tenha dificuldade, o acadêmico deve procurar a secretaria de seu programa ou o Posto Avançado da SAA referente à sua unidade.

O servidor Felipe dos Santos, analista de TI e coordenador da Gerência de Informações Acadêmicas do Centro de Informática (CPD), comemora a modernização do processo de matrícula. “É um avanço automatizar mais um processo da UnB. O Matrícula Web funciona desde 2006 para graduação e agora é estendido à pós-graduação também. Vamos continuar evoluindo a ferramenta para que seu uso esteja ainda melhor no próximo semestre, garantindo, por exemplo, a reserva de vagas", afirma.