PRODUÇÃO

Obra trata sobre a macroeconomia do desenvolvimento, uma nova disciplina em sua área de atuação

 

José Luis Oreiro recebeu prêmio por livro que aborda a macroeconomia do desenvolvimento, nova disciplina da área. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

 

O economista e professor do Departamento de Economia (ECO) da Universidade de Brasília José Luis Oreiro venceu o XXIII Prêmio Brasil de Economia na categoria livro, com a obra Macroeconomia do Desenvolvimento: uma perspectiva Keynesiana

 

Como indicado no título, o livro aborda a macroeconomia do desenvolvimento, que constitui uma nova disciplina das Ciências Econômicas, construída a partir da integração entre a Teoria Macroeconômica e a Teoria do Desenvolvimento Econômico.

 

“O regime de política macroeconômica é fundamental para entender as divergências internacionais nas taxas de crescimento da renda per capita”, exemplifica o docente. “O subtítulo: uma perspectiva Keynesiana, deve-se ao fato de que o livro apresenta o desenvolvimento econômico como um processo que é fundamentalmente restrito pela expansão da demanda agregada”, explica.

 

O objetivo do prêmio é estimular a reflexão crítica sobre economia como área de conhecimento. A premiação é organizada pelo Conselho Federal de Economia. O vencedor de cada categoria recebe uma quantia em dinheiro, como forma de incentivo à produção de conteúdo. A premiação aconteceu no início de setembro, durante o XXII Congresso Brasileiro de Economia, realizado em Belo Horizonte.

 

“Foi um evento muito bacana. Ao lado dos encontros da Anpec [Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia], é uma das maiores e mais importantes conferências na área de economia no Brasil”, considera Oreiro.

 

 

*Estagiária de Jornalismo na Secom/UnB.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.