BALANÇO

Instituição tem 74% dos cursos avaliados com nota 4 e 5. Graduação em Engenharia Ambiental e Engenharia de Produção se destacam entre as melhores do país

Isa Lima/Secom UnB

Dos 34 cursos da Universidade de Brasília avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), 11 atingiram a nota máxima no Enade. Outros 14 conquistaram nota 4 e sete cursos avaliados tiveram desempenho igual a 3.

Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do exame. O objetivo do Enade é aferir o desempenho dos estudantes – que estão prestes a concluir a graduação – em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso, e as habilidades e competências em sua formação.

Os cursos avaliados recebem notas de 0 a 5 e aqueles que apresentam resultado insatisfatório (1 e 2) ficam impedidos de aumentar o número de vagas, realizar novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou oferecer bolsa para alunos de baixa renda (ProUni).

UnB alcança nota máxima no Índice Geral de Cursos do MEC

Arte: Ana Rita Grilo/Secom UnB

DESTAQUES – Criada em 2010, a graduação em Engenharia Ambiental alcançou a maior nota do curso no país, com 4,615 no Conceito Enade Contínuo.

Para a aluna Camilla Turon, esse resultado não foi à toa. "É um curso muito completo e os professores são qualificados. Além das saídas de campo, também tem muitos laboratórios e disciplinas práticas, que tornam a graduação muito mais rica," avalia.

Segundo a coordenadora de Engenharia Ambiental, professora Cristina Silveira, o resultado reflete não só a boa infraestrutura e a qualidade do curso, mas também o empenho dos estudantes concluintes que realizaram a Enade. “Os alunos foram lá para mostrar o resultado do aprendizado e não apenas para comparecer à prova. Como são os primeiros formandos, estavam comprometidos a mostrar para a sociedade a qualidade do curso,” diz.

Já a graduação em Engenharia de Produção da UnB tirou a segunda maior no ranking de cursos: 4,835 no Conceito Enade Contínuo. Essa pontuação é a maior entre as graduações da UnB avaliadas e, em âmbito nacional, perde apenas para o curso da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 4,93.

A graduação em Engenharia de Produção é o primeiro curso noturno de Engenharia da UnB. No ano passado, também foi reconhecida pela comunidade acadêmica no Encontro Nacional de Coordenadores de Engenharia de Produção, realizado pela Associação de Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) e pelo Insper Instituto de Ensino e Pesquisa – SP (INSPER), que a consideraram inovadora em metodologia de ensino.

Sobre o resultado no Enade, a coordenadora do curso, Andrea dos Santos, ressalta que havia 29 alunos inscritos e, desses, 27 fizeram a prova. “É um número representativo, visto que estamos formando a segunda turma e, até essa data, tínhamos poucos formados e formandos. No linguajar do Engenheiro de Produção, soltamos, na avaliação final, um excelente produto”, avalia.