ASSISTÊNCIA

Etapa é pré-requisito para pedir auxílio moradia e bolsa permanência. Alunos que ingressaram por cotas sociais de baixa renda terão acesso imediato ao RU

Acesso ao RU será gratuito para estudantes que ingressaram por cotas de renda per capita de até 1,5 salário mínimo, a partir do primeiro dia de aula. Foto: Beto Monteito/Secom UnB

Novas medidas vão beneficiar o estudante que necessita de assistência estudantil na Universidade de Brasília. Segundo a Diretoria de Desenvolvimento Social da UnB (DDS), o prazo de validade dos estudos socioeconômicos que comprovam essa situação passou de quatro para dez semestres, e o estudante que ultrapassar em dois semestres o tempo previsto de permanência no curso terá acompanhamento pela diretoria e pelo coordenador de graduação.

Quem necessitar de acompanhamento antes desse prazo, poderá solicitá-lo na própria DDS. “Ele só passa a ser obrigatório após esses dois semestres, porque identificamos que é um momento em que é necessário se debruçar mais sobre o estudante”, conta Eduardo Lemgruber, coordenador técnico da diretoria. “Identificamos que é muito raro que haja mudança na situação do estudante em dois anos e buscamos aumentar a validade dos estudos, porque elimina o risco de desligamento por perda do prazo de renovação”, acrescenta.

A nova política vale para os estudantes beneficiados pela assistência estudantil a partir do segundo semestre de 2015. Pelas normas antigas, eles já deveriam solicitar a renovação do auxílio.

Os estudantes que ingressarem pelas cotas sociais de renda per capita abaixo de 1,5 salário mínimo também passam a ter acesso imediato ao Restaurante Universitário. Uma parceria firmada entre o Cebraspe e a Diretoria de Desenvolvimento Social faz com que o aluno já participe automaticamente da lista de beneficiados com a gratuidade.

Outra nova medida é a criação do Programa Auxílio Creche, que deve ter o edital lançado ainda em agosto. Nele, os estudantes participantes da assistência estudantil que têm filhos de zero até seis anos incompletos de idade poderão solicitar custeio parcial das despesas com creche.

Além disso, foi aprovada a criação do Programa Auxílio Transporte, voltado para alunos que façam parte dos Programas de Assistência Estudantil (PPAES). Ele deverá custear parcialmente as despesas com transporte coletivo público e/ou interestadual de suas residências para a UnB e vice-versa.

“A essência dessas inovações é propiciar ao estudante da assistência estudantil a permanência, com foco na qualidade, com vistas à formação profissional”, explica Pedro Vieira da Silva, diretor da DDS.

EDITAIS – A assistência estudantil está com quatro editais abertos, aqueles que desejarem concorrer aos auxílios precisam ficar atentos aos prazos. O primeiro passo é solicitar inscrição na avaliação socioeconômica até dia 1º de setembro. Os documentos e requisitos podem ser encontrados aqui.

O edital que trata da moradia para estudantes de graduação e outro, direcionado aos de pós-graduação, determinam que as inscrições sejam realizadas pelo mesmo site – até dia 18 de agosto, no primeiro caso, e até 11 de agosto, no caso da pós.

Já de acordo com o documento que trata do auxílio socioeconômico, as inscrições podem ser feitas entre os dias 18 de setembro e 17 de outubro.