GESTÃO

Reitora, decanas e gestores de áreas sensíveis da Universidade foram até a Faculdade de Ceilândia. Encontro integra ciclo de visitas que já passou pela FE e tem como próximo destino a FS, nesta sexta-feira (24)

Diretor e vice-diretor da FCE (centro) recebem reitora e decanos da UnB. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB
Diretor e vice-diretor da FCE (centro) recebem reitora e decanas da Universidade. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Professores, técnicos e estudantes da Faculdade UnB Ceilândia (FCE) receberam, na última sexta-feira (17), uma comitiva de gestores da administração superior para juntos dialogarem sobre as principais demandas da unidade. "Viemos para escutá-los e, na medida que tivermos, dar respostas. Daqui vamos sair com uma agenda de trabalho e assim podemos melhorar nossa gestão", disse a reitora Márcia Abrahão na abertura do encontro.

Segundo o diretor da FCE, Araken Werneck, a demanda mais urgente é por novas instalações. Isso porque parte das atividades da Faculdade funcionam no Centro de Ensino Médio 4 de Ceilândia Sul. “A Secretaria de Educação tem solicitado que desocupemos o espaço, porém, no momento, não temos condição de realizar nossas atividades sem essa estrutura”, afirmou.

O diretor também abordou correções necessárias nas edificações do Campus. "Durante o período de chuvas, o calçamento de acesso aos prédios acumula muita água e, por isso, precisamos de uma drenagem que faça esse escoamento. Alguns prédios também precisam de correções porque sofrem com entrada de chuva, inclusive colocando em risco a vida útil de equipamentos”, alertou.

Entre as dificuldades relatadas por docentes que participaram do encontro, uma questão recorrente refere-se ao fluxo de compras. Há dificuldades em repor o material de consumo, prejudicando, por exemplo, diversas práticas em laboratórios. Além disso, os professores enfatizaram a necessidade de que seja instalado um gerador elétrico para não comprometer os resultados de pesquisas que dependem do funcionamento ininterrupto de equipamentos elétricos.

Professora do Colegiado de Áreas Básicas da Saúde na FCE, Jamila tem orgulho da dedicação dos colegas à UnB Ceilândia. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

“Vivenciamos de forma dura toda essa logística de equipamentos, materiais de consumo e falta de espaço. Nosso quantitativo de alunos também excede o tamanho dos laboratórios. Temos laboratórios em que cabem 25 pessoas, mas nossas turmas são de 50 alunos. Vivenciamos isso todos os dias”, ressaltou Jamila Reis de Oliveira, representante dos docentes da FCE no Conselho Universitário (Consuni). A docente destacou como ponto positivo os "professores muito comprometidos que se esforçam para superar essas dificuldades”.

Estudante de Farmácia, Guilherme Henrique Alves participou do encontro para conhecer os planos da atual gestão a respeito do incentivo ao esporte no campus. Para ele, falta estrutura na unidade para a prática de atividades físicas. “A proposta é que esporte, lazer e cultura sejam amplamente ofertados na Faculdade de Ceilândia”, informou o decano de Assuntos Comunitários André Reis. O gestor disse que a intenção é elaborar programas próprios para as demandas e estrutura da FCE e não apenas adaptar os projetos existentes no Darcy Ribeiro. O decano também informou como novidade uma parada do transporte intercampi no Hospital Universitário de Brasília (HUB), como resposta à demanda de alunos.

SOLUÇÕES – Representando o Decanato de Administração (DAF), Alberto de Faria, diretor de Gestão e Infraestrutura (DGI), esclareceu que alguns reparos, como ajuste nos prédios para evitar a entrada de água da chuva, são prioridades no planejamento do setor. “Tecnicamente consideramos que essas correções são necessárias e urgentes. As datas para executar o conjunto de obras da Universidade serão decididas pelo Conselho de Administração (CAD)”, informou.

O diretor da DGI esclareceu ainda que, quando foi feito o planejamento geral da Faculdade de Ceilândia, houve a previsão de quatro prédios para a primeira etapa de construção, porém, apenas a metade foi executada por limitações orçamentárias. Para resolver o impasse e viabilizar novas edificações, a reitora Márcia Abrahão propõe a utilização de um projeto padrão de prédios. “Já temos um projeto em condição de licitar com mais rapidez. Em reunião do CAD vou defender algumas prioridades dos campi de Ceilândia e Gama”, afirmou.

Soluções para aperfeiçoar o processo de compras também foram apontadas pela assessora do DAF Gabriela Pereira. “A Diretoria de Compras será reestruturada e serão criados núcleos temáticos de compras dentro de cada campi para alcançarmos mais êxito nos processos. Outra medida é que o CPD passará a ser responsável pela compra e manutenção de equipamentos de informática, mudança que já está sendo estudada pela UnB”, afirmou a servidora.

Durante o encontro, as demais decanas e o prefeito do campus, Valdeci Reis, também apresentaram soluções e propostas relacionadas às suas alçadas.

SOBRE – A visita à Faculdade de Ceilândia faz parte de um ciclo de visitas da administração superior às unidades da UnB. A iniciativa é uma das propostas da reitora Márcia Abrahão e de sua equipe para melhorar o diálogo com a comunidade e aperfeiçoar as ações da gestão. "Estamos fazendo uma aproximação com as unidades acadêmicas. Por vezes, nem todos têm oportunidade de estar com os decanos e gestores da reitoria. Essa é uma oportunidade para trazer parte substancial da equipe para ouvir e conhecer a comunidade", disse.

A Faculdade de Educação foi a primeira unidade a receber a comitiva da administração, no último dia 10. A próxima será a Faculdade de Ciências da Saúde (FS). O encontro está programado para as 14h30 desta sexta-feira (24).