GESTÃO

Primeira reunião do Fórum Permanente de Diálogo com a Reitoria aconteceu nesta semana. Vice-reitor e representantes de centros acadêmicos conversaram sobre segurança no campus

Vice-reitor Enrique Huelva ouviu os questionamentos dos estudantes e propôs ações. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Para viabilizar uma gestão participativa na Universidade, o vice-reitor da UnB, Enrique Huelva, e representantes de centros acadêmicos de cursos de graduação se reuniram nesta terça-feira (28) no Salão de Atos da Reitoria. O encontro foi o primeiro de um fórum permanente de diálogo previsto entre a administração superior e os estudantes. Dos quarenta e cinco centros convidados, sete enviaram seus representantes.

Para Huelva, o objetivo destes encontros é traçar um panorama abrangente da diversidade de ideias que estão presentes na Universidade. "Estamos dispostos a ouvir toda a comunidade acadêmica e pensar as soluções em conjunto. Pretendemos realizar uma gestão democrática”, disse. O vice-reitor propôs um mapeamento das necessidades estruturais da UnB e o estabelecimento de diálogos com representações estudantis diversas. Além disso, há o plano de transformar as demandas apresentadas pelos estudantes em políticas e ações colegiadas.

O assessor especial do gabinete da reitora, professor Luiz Antônio Pasquetti, também esteve presente na reunião. Ele considerou positiva a criação de um canal de comunicação permanente entre a administração e o corpo discente. “É salutar que se confirme a periodicidade e o formato dos contatos bilaterais entre reitoria e estudantes”, afirmou.

Aluna de Psicologia, Júlia Pinheiro (ao centro) considera fundamental o cuidado com a saúde mental dos estudantes. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

A estudante Júlia Pinheiro, representante do Centro Acadêmico de Psicologia (Capsi), apresentou como um dos assuntos a questão da saúde mental no campus. Ela considera que a administração superior deve estar empenhada em relação à vulnerabilidade psicossocial dos alunos. "É preciso dar atenção aos casos de instabilidade emocional presentes na Universidade. Além disso, temos que denunciar e investigar qualquer tipo de assédio moral na relação professor-aluno. Também devemos fortalecer o combate contra todo discurso racista e preconceituoso”, destacou.

A aluna propôs ainda que a aproximação do Serviço de Orientação ao Universitário (SOU) com a comunidade acadêmica seja intensificada. "Os alunos que entram em condição de jubilamento ficam abalados psicologicamente e devem ser acompanhados de perto", disse.

Entre as solicitações apresentadas pelos estudantes durante a reunião, destacaram-se a melhoria da iluminação e a segurança do campus; a regulamentação e a organização de festas realizadas no ambiente universitário; a disponibilidade dos espaços para realização de eventos culturais e o combate à participação de alunos em trotes violentos e humilhantes.

Durante a conversa, o vice-reitor anotou as considerações dos estudantes e afirmou que irá estudar e resolvê-las dentro das possibilidades. As datas das próximas reuniões entre a administração superior e os representantes dos estudantes serão marcadas e divulgadas em breve.