MOBILIZAÇÃO

Andifes publica material sobre a importância das instituições federais de ensino superior para o desenvolvimento do país. UnB e outras 62 universidades assinam

Temos vivido dias de debate intenso na sociedade sobre o papel das universidades federais públicas e gratuitas no cumprimento das missões de ensino, pesquisa e extensão com a qualidade que a sociedade brasileira e o desenvolvimento sustentável do país requerem. Nessa conjuntura de cortes e contingenciamentos orçamentários, o debate sobre o financiamento volta à pauta.

Por isso, apresentamos o caderno Universidades Federais – Patrimônio da Sociedade Brasileira. Por meio desse material, sintetizamos o contexto atual vivenciado pelo sistema público de universidades federais. Ressaltamos as contribuições das 63 universidades federais, e seus 328 campi, ao desenvolvimento econômico e social do país, assim como o reconhecimento social da qualidade e da importância do sistema, o histórico do financiamento e os compromissos derivados da política de estado prevista no Plano Nacional de Educação (PNE).

Não se trata de um evento, mas de uma ação permanente, visando a união em torno do propósito indispensável de defender as condições de funcionamento das universidades públicas federais. Nosso objetivo é apresentar informações relevantes, esclarecendo que não há crise de gestão, mas, sim, falta de continuidade nas políticas de financiamento destas instituições.

Devemos tornar conhecido da sociedade, como um todo, que as universidades são eficientes e exercem papel social fundamental, seja na promoção de quase toda a pesquisa científica e tecnológica realizada no país – gerando resultados econômicos extraordinários – seja na formação de profissionais qualificados ou, ainda, no atendimento à saúde de excelência, por meio dos hospitais universitários que, muitas vezes, são a única opção das comunidades em que estão inseridos.

Acesse a íntegra do documento e saiba o que as universidades federais têm feito em prol da sociedade brasileira.