RESPEITO

Instituído pela Reitoria, CDHUnB vai se dedicar ao desenvolvimento de políticas e ações voltadas à defesa do tema dentro da Universidade

A abertura do evento foi realizada pela reitora Márcia Abrahão (ao centro), pela decana do DEX, Olgamir Amancia, e pelo decano do DAC, André Reis. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

O anfiteatro 9 do ICC recebeu, nesta quinta-feira (8), o lançamento público do Conselho de Direitos Humanos da Universidade de Brasília (CDHUnB). Instituído por ato da Reitoria, o espaço passa a ser fórum permanente de discussão da temática. Entre outras atribuições, cabe à instância propor pesquisas, projetos, acordos e demais ações que julgar pertinentes, sempre visando a promoção e a proteção dos direitos humanos na UnB.

“Nesta Dia Internacional da Mulher, data tão emblemática da luta de um segmento da população que é majoritário, mas é tratado como minoritário, essa iniciativa traduz o compromisso da gestão da UnB com a superação da desigualdade, compromisso com a democracia, com a justiça social, com as mulheres e com todos os que são oprimidos”, celebrou a decana de Extensão, Olgamir Amancia.

Reforçando o discurso em prol de classes perseguidas, o decano de Assuntos Comunitários, André Reis, entoou – de berimbau em punho – a canção de capoeira Às vezes me chamam de negro, composição do mestre Luiz Renato Vieira.

Decano André Reis recorreu às raízes ancestrais para homenagear a força do povo negro. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

"Às vezes me chamam de negro, pensando que vão me humilhar / Mas o que eles não sabem é que só me fazem lembrar / Que eu venho daquela raça, que lutou pra se libertar”, dizem os versos.

O lançamento do Conselho também foi comemorado pela reitora Márcia Abrahão. “É uma oportunidade para unificar esforços de ações que hoje acontecem de maneira fragmentada na Universidade”, disse.

Márcia informou sua intenção de que, até o fim do ano, o CDHUnB seja aprovado formalmente pelo Consuni como conselho permanente da Universidade. "Estamos empenhados nisso, para que haja um legado às futuras gerações."

Durante o evento foram apresentados dados preliminares da pesquisa Percepção da violência contra as mulheres no campus Darcy Ribeiro, desenvolvida pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher (Nepem/Ceam). O estudo será utilizado para embasar políticas institucionais de enfrentamento à violência contra mulheres.

"É fundamental termos dados científicos concretos, que trazem à tona a percepção das nossas estudantes sobre o assunto. Queremos que essa pesquisa seja repetida anualmente e que seja levada para outros campi", indicou a reitora Márcia Abrahão.

Saiba mais:
>> Pesquisa sobre violência contra mulheres marca lançamento do CDHUnB

*com colaboração de Guilherme Alves/DEX UnB.