- Para receber o UnB Hoje por e-mail, cadastre-se aqui.
- Sugestões de eventos (5 dias úteis de antecedência): pauta@unb.br

Especial Semana Universitária – SemUni 2017

arquivo pdfPara ver arquivo .pdf
clique na imagem

ABERTURA

Ciência, ousadia e o futuro

A Semana Universitária 2017 acontece de 23 a 27 de outubro em todos os campi da Universidade de Brasília. Com o tema UnB 55 anos: ciência, ousadia e o futuro, o professor e economista Marcio Pochmann fará a abertura do evento. A conferência vai das 9h30 às 12h do dia 23 de outubro, no anfiteatro 9 do Instituto Central de Ciências.

Inscrições abertas

Interessados em participar das atividades da Semana Universitária devem se inscrever no Sistema de Extensão (Siex). São mais de 300 atividades, entre oficinas, cursos, minicursos e palestras. Acesse www.dex.unb.br/programacaosemuni para conferir a lista de eventos.

DEBATE

Estudos sobre drogas

A professora Andrea Gallassi, coordenadora do Centro de Referência sobre Drogas e Vulnerabilidades Associadas do campus Ceilândia, e o professor e neurocientista Carl Hart, da Universidade de Columbia (EUA), discutem na mesa Novo olhar sobre as drogas possibilidades de estudo sobre consumo de drogas e dependência. A atividade ocorre no dia 24 de outubro, das 9h às 11h, no anfiteatro 9 do Instituto Central de Ciências. Haverá transmissão ao vivo no anfiteatro 10 e na página do Facebook da UnBTV.

CIÊNCIA

Congresso de Iniciação Científica

De 23 a 25 de outubro acontece o 23º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília e o 14º Congresso de Iniciação Científica do Distrito Federal. A apresentação de trabalhos será no Centro Comunitário Athos Bulcão, das 8h às 17h. O primeiro dia (23) será reservado para exposição de trabalhos da área de Ciências Humanas; o segundo (24), reservado às Ciências da Vida; e o último dia do congresso (25), às Ciências Exatas. A data da premiação será divulgada em breve na página www.proic.unb.br.

MESA-REDONDA

Universidade e resistência

Em consideração ao cenário de restrições orçamentárias sofridas pelas universidades públicas, a mesa de debates Universidade e resistência cultural propõe discussões a respeito do movimento de resistência que vem sendo configurado entre os segmentos acadêmicos. O evento ocorre no dia 25 de outubro, das 16h às 18h, no anfiteatro 9, e contará com a presença dos rappers GOG, Flávio Renegado e Heitor Valente. Em seguida, haverá a Batalha das Batalhas, duelo de rimas da cultura hip-hop, às 18h, no Teatro de Arena.

Ciência e cotidiano

O Dia C da Ciência, comemorado em 25 de outubro, é uma mobilização nacional que envolve as instituições de ensino superior e pesquisa com o objetivo de mostrar a importância das pesquisas científicas e como elas influenciam o cotidiano do cidadão. Como parte da programação da Semana Universitária, diversas atividades em comemoração à data ocorrem na UnB. Acesse www.diacdaciencia.org para conferir.

COMUNIDADE

Mostra de cursos

De 25 a 27 de outubro acontece a Mostra de Cursos da UnB. O evento apresenta os cursos de graduação da Universidade à comunidade externa, especialmente estudantes do ensino médio. Serão abordadas informações como estrutura do curso, projetos desenvolvidos, perfil profissional do egresso e área de atuação. A atividade acontece no Pavilhão João Calmon, das 8h às 18h. Na mesma data também ocorre a Mostra de Trabalhos do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX), das 14h às 17h, no saguão da Reitoria.

Final do Finca

A grande final do Festival Universitário de Música Candanga da UnB (Finca) ocorrerá no dia 27 de outubro, no Centro Comunitário Athos Bulcão, a partir das 20h. As bandas finalistas concorrerão a prêmios de até R$ 5 mil. Na categoria Candanga serão premiadas as três primeiras colocadas e na categoria Instrumental haverá apenas uma banda vencedora. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

Para ficar por dentro de todos os eventos da Semana Universitária e esclarecer eventuais dúvidas, acesse www.dex.unb.br/semanauniversitaria.

arquivo pdfPara ver arquivo .pdf
clique na imag">