- Para receber o UnB Hoje por e-mail, cadastre-se aqui.
- Sugestões de eventos (5 dias úteis de antecedência): pauta@unb.br

arquivo pdfPara ver arquivo.pdf
clique na imagem

 

SERVIDOR

Apoio em ações de capacitação

De 14 a 25 de maio, técnicos administrativos e docentes da Universidade podem se inscrever na segunda chamada do edital de apoio à participação em eventos de qualificação no Brasil. A solicitação deve ser realizada pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A segunda chamada se destina a ações cujas inscrições ocorram entre os meses de julho, agosto e setembro de 2018. As regras da seleção estão disponíveis na página de capacitação.

Mais informações:  www.capacitacao.unb.br

 

PÓS-GRADUAÇÃO

Seleções abertas

Estão disponíveis, no site do Decanato de Pós-Graduação (DPG), editais para seleção de candidatos a mestrado e/ou doutorado em doze programas: Ciências Ambientais, Matemática, Computação Aplicada, Ciências da Saúde, Nutrição Humana, Literatura, Música, Metafísica, Ciências Florestais, Educação Física, Ciências do Comportamento, Direitos Humanos e Cidadania. Os candidatos devem se atentar aos requisitos exigidos em cada seleção e aos prazos de inscrição, alguns estão próximos do fim. Basta acessar o endereço abaixo e clicar no item Programas e editais de pós-graduação, no menu lateral direito da página.

Mais informações: www.dpg.unb.br

 

CERTIFICADO

Escola do Trabalhador disponibiliza declarações

A Escola do Trabalhador, plataforma de ensino a distância desenvolvida em parceria por UnB e Ministério do Trabalho, disponibiliza declarações de conclusão de curso ao público interessado. A declaração é uma alternativa até as emissões de certificados serem regularizadas. Os alunos que concluíram cursos devem acessar o endereço abaixo e preencher o formulário. As instruções para download do documento serão enviadas ao e-mail do solicitante.

Mais informações: escola.trabalho.gov.br/declaracao/solicitar/

 

LANÇAMENTO

Livraria do Chico recebe Jaime Sautchuk

O jornalista e escritor Jaime Sautchuk vem à UnB no dia 16 de maio para lançar o livro O Causo eu conto. A obra gira em torno da vida do escritor Bernardo Élis, um contador de casos, e o tempo em que ele viveu. Com detalhes históricos, culturais, familiares e pessoais perpassando a História do Brasil no século XX. A narrativa segue por sertões do país e apresenta lendas e estórias cheias de fatos, mentiras e verdades. O lançamento do livro e a conversa com Sautchuk acontecem na Livraria do Chico, no ICC Norte, das 10h às 12h.

Mais informações: 3307 3254

 

ENCONTRO

Ouvidores universitários do Centro-Oeste

Nos dias 24 e 25 de maio, a Universidade de Brasília, em parceria com o Fórum Nacional de Ouvidores Universitários (FNOU), promove o IV Encontro Regional de Ouvidores Universitários da Região Centro-Oeste. Em pauta, estarão os desafios e os papéis dos referidos órgãos nas instituições de ensino. Interessados em participar podem se inscrever no site abaixo, onde está disponibilizada a programação completa. O encontro acontece no auditório do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da UnB.

Mais informações: 3107 2704 | www.ouvidoria.unb.br

 

INVENTÁRIO

Pesquisa cataloga três décadas do teatro do DF

O Núcleo de Estudos da Cultura, Oralidade, Imagem e Memória (Necoim/Ceam) da UnB lança, em 14 de maio, o livro e a base de dados Inventários de cenas: mapeamento de fontes sobre o teatro do DF. Ambos sistematizam – por tema, assunto e grupos teatrais – matérias publicadas no Jornal de Brasília entre o início da década de 1970 e o final da década de 1990. Coordenada pelas docentes Ana Lúcia de Abreu e Elizângela Carrijo, a pesquisa envolveu mais de 30 estudantes, pesquisadores e especialistas durante quatro anos. A cerimônia de apresentação acontece às 15h, no Auditório Joaquim Nabuco, da Faculdade de Direito (FD), com entrada franca. Após o lançamento, o material estará disponível para download no site do Necoim.

Mais informações:  www.necoim.unb.br

 

ARTE

Visita guiada a exposição na CAL

Até 22 de maio, a galeria Acervo, no 2º andar da Casa da Cultura da América Latina (CAL), recebe a exposição Invisível infértil. A instalação questiona a dicotomia que separa o homem e o ambiente natural. Em 12 de maio, às 17h, a artista visual Isabela Couto e a curadora Gisele Lima realizam visita guiada pela exposição. A CAL funciona no SCS Quadra 4, Edifício Anápolis, de segunda à sexta-feira, das 10h às 18h. Para visitas guiadas, é necessário agendamento prévio.

Mais informações: 3107 7963 / 7966

 

CURSO

Internacionalização das universidades

De 25 a 27 de junho, acontece o II Curso de Outono do Grupo Coimbra, com o tema internacionalização nas universidades contemporâneas. Mobilidade de estudantes, projetos de pesquisa, internacionalização de diplomas e da formação universitária farão parte do debate. O palestrante será Abdeljalil Akkari, coordenador do Grupo de Pesquisa Dimensões Internacionais da Educação, do Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Genebra, na Suíça. O curso será realizado no auditório da Diretoria de Manutenção de Equipamentos (Dimeq) da UnB. As taxas de inscrição estão informadas no endereço abaixo.

Mais informações:  www.tinyurl.com/cursooutono

 

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.