- Para receber o UnB Hoje por e-mail, cadastre-se aqui.
- Sugestões de eventos (5 dias úteis de antecedência): pauta@unb.br

arquivo pdfPara ver arquivo.pdf
clique na imagem

INGRESSO

Inscrições abertas para o vestibular 2019

A UnB acaba de lançar o edital do vestibular para cursos presenciais de graduação. São ofertadas 2.105 vagas para ingresso no segundo semestre de 2019, distribuídas entre cursos diurnos e noturnos dos quatro campi da Universidade. As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de abril pelo site do Cebraspe. A taxa é de R$ 150. As oportunidades são acessíveis por três sistemas de concorrência: universal, com 922 vagas; cota para negros, com 112 vagas; e cota para escolas públicas, com 1.071 vagas. As provas serão aplicadas nos dias 1º e 2 de junho. Os candidatos devem ler atentamente o edital.

Mais informações: 3448 0100 | www.cebraspe.org.br/vestibulares

ESTUDANTE

Mobilidade interna

Estão disponíveis, no site da Secretaria de Administração Acadêmica (SAA), editais para as seguintes operações: mudança de turno em um mesmo curso; mudança de curso; mudança de habilitação; dupla diplomação; e mudança de currículo. Os estudantes de graduação interessados devem se inscrever até 3 de maio, nos postos avançados da SAA, de acordo com os quadros de vagas disponíveis. As mudanças aprovadas ocorrerão no segundo semestre de 2019.

Mais informações: 3107 0521 | www.tinyurl.com/alteracaoopcao2019

Participação em eventos científicos

Estudantes de mestrado e doutorado podem solicitar ajuda de custo para participação em eventos científicos nacionais e internacionais. Os valores máximos de requisição são de R$ 2 mil para eventos no Brasil; R$ 3 mil para eventos na América Latina e Caribe; e R$ 6 mil para aqueles que ocorrem em outros países. Há prazo específico para cada período do ano: no caso de encontros realizados entre junho e julho, as solicitações devem ser feitas até 3 de maio; para eventos realizados em agosto e setembro, o período de solicitação vai de 3 a 17 de junho; e eventos que acontecem de outubro a dezembro têm de 1º a 20 de agosto para que a solicitação de ajuda de custo seja formalizada. O edital está disponível na página do decanato.

Mais informações: www.dpg.unb.br

JORNADA

Planejamento reprodutivo

A Liga de Humanização do Parto e Nascimento realiza, de 14 a 16 de maio, sua 1ª Jornada Científica. O tema abordado será Humanização: do planejamento reprodutivo ao puerpério. As inscrições estão abertas e têm valores diferenciados para estudantes, profissionais e comunidade. O evento acontece das 18h às 22h, na Faculdade de Ciências da Saúde.

Mais informações: www.facebook.com/ligadehumanizacaodopartoenascimento

LANÇAMENTO

Pesquisas e indústria alimentícia

No dia 7 de maio, às 18h, Marion Nestle, professora emérita da Universidade de Nova York, lançará o livro Uma verdade indigesta: como a indústria de alimentos distorce a ciência sobre o que comemos. Referência no debate sobre nutrição, a autora discute sobre a manipulação de pesquisas na indústria de alimentos para aumento dos lucros. O evento ocorrerá no auditório 3 da Faculdade de Ciências da Saúde.

Mais informações: www.tinyurl.com/verdadeindigesta

COMUNIDADE

Mexa-se no Centro Olímpico

O Clube de Corrida e Caminhada da UnB está recebendo, gratuitamente, interessados em compor grupos para prática de atividades com orientação de profissionais de educação física. Os encontros são às segundas e quartas-feiras, às 17h, na pista de atletismo do Centro Olímpico. A participação independe do condicionamento físico, pois a organização busca oferecer condições adequadas para iniciantes e atletas experientes.

Mais informações: www.esporte.unb.br | 3107 6790

CINEMA

Inscrições para mostra

Cinema Urbana – 1ª Mostra do Filme de Arquitetura de Brasília, recebe, até 19 de maio, inscrições de filmes de ficção, experimentais e documentários de curta e longa duração. Previsto para acontecer no Setor Comercial Sul, entre 14 a 17 de agosto de 2019, o evento tem como tema Memórias em Construção e explora a contínua produção dos espaços das cidades, os processos de patrimonialização e a noção de patrimônio como um território. Além da exibição de filmes, a iniciativa contempla ações formativas. Interessados devem acessar a página do projeto para efetuar a inscrição.

Mais informações: www.cinemaurbana.com

CINEMA

Anseio e perdição

Neste semestre, o Cine Babel, mostra de cinema do curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas, apresenta contos sobre a relação entre histeria e moralidade. Os filmes abordam mulheres em situações distintas, mas sob repressões similares. Confira a programação: Black Narcissus (1947) – 22 de abrilThe Children's Hour (1961) – 29 de abril; e The Magdalene Sisters (2002) – 6 de maio. Todos os filmes serão exibidos às 12h, no anfiteatro 10 do Instituto Central de Ciências (ICC). Entrada franca.

Mais informações: www.facebook.com/cineclubelea