PARCERIA

Melhoria da drenagem pluvial da Asa Norte e cobertura das quadras poliesportivas dos campi foram demandas tratadas no encontro com o presidente da companhia

As equipes da UnB e da Novacap vão atuar de forma colaborativa para atender as demandas da Universidade de Brasília. Foto: Cecília Lopes/Ascom GRE

Nesta terça-feira (26), a reitora Márcia Abrahão foi recebida pelo diretor-presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Fernando Leite, para tratar da cobertura das quadras poliesportivas dos campi da Universidade na Ceilândia (FCE), no Gama (FGA) e em Planaltina (FUP). Outros assuntos, como a melhoria da drenagem da Asa Norte, foram discutidos. Fernando Leite propôs um acordo de cooperação entre a estatal e a UnB para garantir o desenvolvimento de projetos de interesse das duas instituições. A reunião ocorreu na Novacap.

“A Novacap sempre foi nossa parceira. Temos tratado de parceria para a cobertura das quadras dos campi há alguns anos. Confiamos no trabalho dos técnicos e tenho certeza de que teremos mais ações conjuntas. A UnB é um espaço aberto e totalmente integrado à Asa Norte. Minha preocupação imediata é com esse período de chuvas e a possibilidade de alagamentos”, disse a reitora. Ela lembrou que esteve na Câmara Legislativa do Distrito Federal e que os parlamentares aportaram R$ 3,5 milhões para a compra de equipamentos do Instituto de Física da UnB.

Fernando Leite se comprometeu em viabilizar, nos próximos dias, a desobstrução das redes pluviais na região da Universidade, além de pedir celeridade aos processos já iniciados, como a resolução dos problemas em uma vala de drenagem pluvial que atravessa o campus Darcy Ribeiro e do asfalto da Estação Experimental da Biologia, na L4 Norte. “A disposição de ajudar a UnB é total. A gente reconhece a enorme importância da UnB para a nossa cidade.”

A reitora Márcia Abrahão e o diretor-presidente da Novacap, Fernando Leite, estreitaram a parceria entre a UnB e a Companhia. Foto: Cecília Lopes/Ascom GRE

O diretor-presidente explicou que a Terracap é responsável pelas obras de drenagem e a Novacap está investindo em máquinas para desobstruir a rede pluvial, o que antes era feito manualmente. “Hoje nós fazemos a desobstrução a vácuo, depois lavamos com jatos de água e finalizamos com uma inspeção realizada por um robô”, explicou.

QUADRAS POLIESPORTIVAS – A reitora tem mantido diálogo com a Novacap. A cobertura das quadras poliesportivas de UnB Ceilândia, UnB Gama e UnB Planaltina é um dos assuntos tratados nos últimos anos. As quadras serão Polos Multiusos para funcionar também como espaço de formaturas nos campi e outras atividades.

“Estivemos aqui com o deputado Gabriel Magno para tratar da parceria Câmara Legislativa, Novacap e UnB. Recebemos agora emenda do deputado Reginaldo Veras para a quadra da Faculdade de Ceilândia, que iremos executar. Pretendemos receber de parlamentares distritais. Gostaríamos que a Novacap pudesse executar”, disse a reitora.

A cobertura das quadras poliesportivas dos campi está prevista no Plano de Obras da Universidade e visa ampliar a infraestrutura dos espaços para reunião de público e uso comum da comunidade acadêmica.

Participaram da reunião o assessor Estratégico do Gabinete da Reitoria, Benny Schvarsberg, o prefeito da UnB, Valdeci Reis, e o secretário de Infraestrutura, Augusto Dias. Entre os representantes da Novacap estavam o diretor de Edificações, Carlos Alberto Spies, o chefe do Departamento Técnico de Edificações, Paulo César Bastos, e o diretor jurídico, Kleber Borges de Moura.