EXTENSÃO

Feira Internacional dos Cerrados contou com a participação de dez projetos da Universidade, mais que o dobro da edição 2017

 

Não apenas de empresários ou trabalhadores rurais é composto o público da AgroBrasília. Alunos da rede pública de ensino conheceram as tecnologias apresentadas na feira. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

 

Soluções para agricultura, melhoramentos para a pecuária e incentivo à utilização sustentável do solo. Grandes negócios em torno destes temas foram fechados na AgroBrasília 2018, feira de oportunidades voltada a empreendedores rurais de diversos portes, realizada entre os dias 15 e 19 de maio. Ali, estudantes, pesquisadores e professores da UnB demonstraram que a Universidade tem potencial científico para atender a demandas de todos esses públicos.

Os estandes dedicados a projetos da instituição proporcionaram atividades diversas, como palestras e oficinas sobre assuntos como criação de suínos, reciclagem de óleo residual e produção de hortaliças não convencionais. De acordo com a decana de Extensão da UnB, Olgamir Amancia, a presença da Universidade no evento reforça a importância da interação entre academia e sociedade para a formação dos estudantes.

Em novembro de 2017, o decanato lançou edital de fomento para apoiar a participação de atividades de extensão e de pesquisa na AgroBrasília. Além dos recursos e bolsas, a participação da UnB no evento foi transformada em programa especial. O resultado foi um aumento no número de expositores: em 2017, foram apenas quatro estandes, dessa vez, havia 10. A expectativa é que na próxima edição a presença da Universidade seja ainda maior.

VOO TECNOLÓGICO – Um dos trabalhos que se destacaram na AgroBrasília é o desenvolvido por uma empresa formada por três estudantes de graduação. Utilizando drones em prol da agricultura de precisão, a NONG (cultivar, em mandarim) surgiu depois que Gabriel do Nascimento, aluno de Engenharia de Software, voltou cheio de ideias do intercâmbio na China.

Alunos e engenharia e contabilidade se uniram para fundar a NONG, em 2018. Empresa de monitoramento aéreo com drones está tendo boa inserção no mercado. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

 

“Com os conhecimentos que adquiri, decidi abrir minha própria empresa”, conta o estudante, que embarcou na ideia ao lado dos colegas Gabriel Postiglioni, da Engenharia Florestal, e Luis Lui, da Contabilidade. Além de estudar na Beijing University of Aeronautics and Astronautics, Nascimento também trabalhou em projetos de grandes empresas. A experiência contribuiu para que ele fosse capaz de desenvolver o sistema utilizado pelo drone.

Recém-criada, a empresa já possui parcerias com a Fazenda Água Limpa (FAL) e com o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da UnB, que os convidou para participar de uma rodada de investimentos.

A partir de um planejamento de voo, o drone da NONG alcança até 180 metros de altitude, e pode ajudar na realização de vários serviços, como contagem de plantas e animais, detecção precoce de pragas e doenças, manejo eficiente de insumos, georreferenciamento de propriedades e detecção de manchas no plantio, situação que pode apontar deficiência nutricional e estresse hídrico.

Além da agricultura de precisão, a empresa também trabalha na área de meio ambiente, com identificação de áreas degradadas, análise de impacto ambiental e em acidentes ambientais, como desmatamentos e queimadas.

AGRICULTURA SEM VENENO – O Programa de Educação Tutorial em Agronomia (PET-Agro) e o Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia e Agricultura Orgânica (CVT-AAO) da UnB também marcaram presença na feira, com a proposta de levar informações ao pequeno produtor rural.

Estudantes e professores levaram informações sobre agricultura familiar à edição 2018 da AgroBrasília. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

 

“A agricultura familiar corresponde a 70% da produção de alimentos. Nosso objetivo é sensibilizar esse público para que adotem novas tecnologias sustentáveis”, afirma a professora Ana Maria Junqueira, da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV).

Um dos principais assuntos abordados foi a compostagem – processo de reciclagem do lixo orgânico para transformá-lo em adubo. Esse adubo pode ser usado na agricultura e em jardins, substituindo o uso de produtos químicos.

Também foram realizadas oficinas de preparo e uso de extratos vegetais para controle de pragas, de produção de plantas alimentícias não convencionais e de produção de bokashi – um biofertilizante natural contra pragas e doenças que gera menos danos ao meio ambiente e não oferece perigo à saúde.

FORÇA E EQUILÍBRIO – Geração de energia sustentável como inovação é o foco da empresa junior Matriz, da Engenharia de Energia, formada por 23 alunos, a maior parte estudantes da Faculdade UnB Gama (FGA). Entre eles Vanessa Alvim, há um ano na empresa. “Viemos à AgroBrasília para vivenciar mais uma experiência profissional na prática”, conta a estudante, que apresentou protótipos ao público interessado.

Um dos principais produtos da Matriz é um sistema de bombeamento fotovoltaico – que utiliza a luz solar para geração de energia. O modelo pode ser utilizado em irrigação de plantações de qualquer tamanho e também no abastecimento residencial. A energia conseguida a partir do painel fotovoltaico alimenta uma bomba hidráulica, que leva a água ao destino desejado.

Integrantes da empresa junior Matriz apresentaram inovações em energia, entre elas o painel fotovoltaico de baixo custo, feito com garrafas PET. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

 

Outro protótipo apresentado foi o aquecedor de água de baixo custo, que utiliza materiais recicláveis, como garrafas PET, na construção da placa coletora. Dessa forma, a água fria percorre o coletor solar, sendo aquecida pela energia recebida. Por conta da diferença de densidade, a água quente fica na parte superior do reservatório e pode ser utilizada em propriedades rurais.

COMPROMISSO SOCIAL – De acordo com a decana do DEX, Olgamir Amancia, um dos principais diferenciais ofertados pelo edital aberto no início do ano foi assegurar aos projetos contemplados uma perspectiva duradoura de desenvolvimento, já que as bolsas seguem por todo o ano, mesmo depois de encerrada a feira.

“Por meio deste edital, a UnB ampliou e qualificou a participação da comunidade acadêmica para além da realização do evento, fortalecendo as atividades com publicações que promovem a socialização das experiências e o compartilhamento de saberes e conhecimentos, tarefa destacada da Universidade”, ressalta.

 

>> Veja mais imagens da participação da UnB na AgroBrasília 2018

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.