ESPORTE

Favorito, time do CDT conquistou tradicional competição interna. Clima entre jogadores foi de confraternização

Time do CDT, Viracopo venceu o XVIII Torneio de Futsal do Trabalhadores da UnB e teve destaques individuais. Foto: Júlio Minasi/DEL-DAC

O cobiçado troféu de campeão do XVIII Torneio de Futsal dos Trabalhadores da Universidade de Brasília foi conquistado na tarde desta sexta-feira (18) pelo Viracopo. A equipe formada por funcionários do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) venceu o Real, representante do Decanato de Gestão de Pessoas (DGP), por 9 a 1. Na disputa pelo terceiro lugar, a Sanoli, do Restaurante Universitário, superou o Almoxarifado por 8 a 7. A comemoração contagiou os que entraram no clima descontraído do esporte comunitário.

A alegria foi a marca da competição de 32 dias sediada na renovada quadra José Maurício Honório Filho. A torcida se fez presente e apoiou as equipes da fase de grupos às finais. Nesse quesito, o primeiro lugar também ficou com o Viracopo. Os apoiadores da equipe compareceram em peso e soltaram até rojões na partida decisiva.

Dentro das quatro linhas, também não há do que reclamar. "Esse campeonato é muito importante para integrar os servidores", afirmou Ricardo Nascimento, do Real. O servidor pediu a palavra durante a entrega dos prêmios e fez questão de parabenizar os participantes e os responsáveis pelo torneio.

Goleiro do time campeão, Eric Barbosa trocou a seriedade em quadra pelos sorrisos de comemoração. Após cumprimentar os árbitros da final, ele disse que um dos segredos do Viracopo é a cumplicidade estabelecida entre os jogadores ao longo das competições internas. "Nós nos conhecemos bem e estamos entrosados. Mantivemos a base do ano passado, que foi campeã no futebol society", lembrou.

O decano de Assuntos Comunitários, André Reis, entregou o troféu aos vencedores e destacou a importância do torneio. "Para a gente, esporte é qualidade de vida. É importante ocupar essa quadra. Esse espaço é nosso", afirmou o gestor, que transmitiu saudações a participantes e organizadores em nome da reitora Márcia Abrahão.

Eric Barbosa, goleiro do Viracopo, recebeu do servidor Pedro Ivo Barbosa o prêmio de menos vazado da competição. Foto: Júlio Minasi/DEL-DAC

PREMIAÇÃO – Além das taças por desempenho, o torneio reconheceu com troféu de fair play a equipe do Real, por ser a mais disciplinada da competição. Em cinco jogos, não levaram um cartão sequer. "Estávamos focados desde o começo em jogar limpo", disse Douglas Alves, um dos destaques da equipe.

As conquistas individuais foram dominadas pelo Viracopo. O time teve o goleiro menos vazado, Eric Barbosa, e o artilheiro, Ivanildo Barbosa. "É uma alegria grande. Mas o mérito é de toda a defesa da equipe", afirmou o arqueiro, que levou apenas 5 gols. "Fico muito feliz por conseguir mais um troféu de artilharia. Se não me engano, é meu oitavo", disse o goleador do time do CDT, com 13 gols na competição.

ORGANIZAÇÃO – O torneio foi organizado pela Diretoria de Esporte e Lazer (DEL/DAC) em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub), patrocinador da premiação. Arbitragem, condução técnica e preparação do material esportivo do evento foram lideradas pelos servidores Carlos Alberto Diniz e Pedro Ivo Barbosa dos Santos, ambos lotados na DEL. "Ainda neste ano, teremos competições de vôlei, de futebol society e de tênis. Participem", convidou Carlão.

Diretor da unidade, o professor Alexandre Rezende agradeceu nominalmente a cada um dos integrantes da Diretoria. "Nosso esforço é para promover o esporte em todas as suas dimensões e, assim, melhorar a vivência universitária e a qualidade de vida."