
A chapa Aliança pela Liberdade irá conduzir, pelo quarto mandato consecutivo, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) Honestino Guimarães. Com 3.421 dos quase 5,9 mil votos, o grupo foi reeleito para ser a entidade representativa dos alunos da Universidade de Brasília pelo período de um ano.
A chapa vencedora e os novos coordenadores-gerais do DCE foram apresentados em reunião realizada na última terça-feira (29). Os escolhidos foram os estudantes Gabriel Bertone, do curso de Engenharia Elétrica, Sophia Luduvice, da Engenharia Química, e Victor Aguiar, do Direito.
A Aliança pela Liberdade foi eleita com 58,13% dos votos, superando os 52,4% da eleição passada, os 45% em 2012 e os 27% em 2011.
Para o novo coordenador-geral do DCE, Victor Aguiar, o aumento da porcentagem a cada eleição é reflexo do bom trabalho desenvolvido pela chapa e da confiança dos alunos no grupo. “Ao longo dos anos, temos reforçado nossa participação no movimento estudantil. Vemos que o grande apoio dos estudantes é exatamente por causa desse caráter de trazer conquistas concretas aos alunos”, ressalta Victor.
Entre os planos para a próxima gestão, a chapa espera conseguir mais salas de estudos 24 horas, a regulamentação das Atléticas e o aumento da oferta de disciplinas de empresas juniores, além de melhorar a mobilidade dentro do campus com o Projeto Bike UnB e promover o esporte na Universidade.
A nova coordenadora do DCE, Sophia Luduvice, garante que o amor pela instituição é o que motiva a chapa a lutar por uma UnB melhor. “Buscamos uma universidade cada vez mais livre, plural e de excelência acadêmica”, diz. “Estamos abertos ao diálogo e para receber as demandas de todos os estudantes”, acrescenta Sophia.

CONQUISTAS – Criada em 2009, a Aliança pela Liberdade é a maior chapa da UnB, com 283 membros. Desde 2011, quando eleita pela primeira vez, a chapa orgulha-se de diversas realizações, como a instalação dos postos do DFTrans e do CIEE no Campus Darcy Ribeiro, a sala de estudos 24 horas, localizada no BSA Norte, e a colocação de toldos em paradas de ônibus.
ELEIÇÕES – A eleição para o Diretório Central dos Estudantes teve 5.885 votantes. A vencedora Aliança pela Liberdade foi seguida pela chapa É Possível outro DCE, com 20,93%; Há quem Sambe Diferente, com 14,38%; É Hoje, com 3,6%; e Mutirão contra os Cortes da Dilma na Educação, com 0,54% dos votos.