A entrega de 20 bicicletas ao 3º Batalhão de Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), nesta sexta-feira (23), marcou o início do policiamento ciclístico no campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília. Adquiridos pela Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), os equipamentos foram adaptados para rodar sobre diversos terrenos, de acordo com especificações repassadas pela PMDF.
O objetivo da ação é aproximar a Polícia Militar da comunidade acadêmica, agilizar o atendimento das ocorrências, combater furtos e roubos, reforçar o patrulhamento na área de estacionamentos e fortalecer o policiamento comunitário na região da Universidade.
“Essa parceria é essencial para que seja desenvolvido um trabalho realmente respeitado e de efeito, que traga resultados para todos que frequentam o campus Darcy Ribeiro. É um lugar enorme e sabemos que temos muito a avançar, mas vamos concretizando isso aos poucos”, disse o tenente coronel Márcio Cavalcante Vasconcelos.
Segundo o coronel Josias do Nascimento Seabra, subcomandante geral da PMDF, inicialmente, os policiais militares farão a ronda no campus com 12 bicicletas, das 7h às 23h. Após esse horário e durante toda a madrugada, haverá patrulha motorizada. Nas próximas semanas, as 20 bicicletas começam a ser usadas.
“É um reforço muito importante no policiamento do campus da UnB. Nos esforçamos para entender melhor os problemas trazidos pela comunidade e para, dentro dos nossos meios, atuarmos de maneira efetiva e eficaz. Nosso sonho é reduzir as ocorrências para próximo de zero”, afirmou Seabra.
O reitor Ivan Camargo lembrou que o comandante Vasconcelos e o capitão Da Silva, ambos do 3º Batalhão de Polícia Militar, são ex-alunos da UnB. “São oficiais da PM que conhecem perfeitamente nossa realidade, particular, criativa e dinâmica. É muito bom tê-los como comandantes”, destacou.
“A segurança é fundamental, assim como a presença de vocês para garanti-la. Vocês têm feito esse trabalho com muita precisão e muita dedicação”, avaliou o reitor.
As rondas policiais na UnB, até então, eram realizadas a pé ou por carros e motos. O policiamento ciclístico abrangerá toda a área do campus Darcy Ribeiro.