Vinte e um alunos da mais recente turma do Programa de Conservação de Bens Culturais, realizado em parceria por UnB e Apae-DF, receberam suas certificações nesta quinta-feira (25). A cerimônia foi realizada no auditório 3 da Faculdade de Ciências da Saúde (FS) e contou com a presença massiva de familiares e amigos dos estudantes, além de representantes das instituições envolvidas.
As aulas da qualificação em higienização, conservação e pequenos reparos de livros e documentos acontecem na Biblioteca Central (BCE) da UnB desde 2006. Ali, os alunos aprendem a zelar por obras danificadas pelo uso, pelo tempo ou mesmo pelo vandalismo, como aconteceu em episódio recente na Universidade.
Nos 12 anos de existência da parceria entre a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e a Universidade de Brasília, mais de 60 alunos, de oito turmas, já foram capacitados e inseridos no mercado, por meio de convênios que a Apae mantém com órgãos públicos.
Para a maior parte desses alunos, a oportunidade significa não apenas valorização profissional, mas reconhecimento pessoal, inclusão social e mais independência. Denise do Carmo é mãe do aluno Daniel Félix Mendonça, que recebeu o certificado nesta quinta. Ela avalia o curso como uma das maiores conquistas do filho. “Ele amadureceu muito, está mais consciente de suas responsabilidades. A experiência acrescentou muito na vida dele”, relatou.
Para a reitora Márcia Abrahão, o projeto traduz o verdadeiro papel da extensão universitária. "É a Universidade interagindo com a sociedade. Além de contribuir com a formação qualificada de pessoas com dificuldade de inserção no mercado de trabalho, a iniciativa permite que a instituição se fortaleça", afirmou.
DOAÇÃO – Ao conhecer de perto o trabalho de conservação e restauração de livros desenvolvido na BCE, representantes da Embaixada dos Emirados Árabes Unidos doaram à Biblioteca uma máquina de douração de livros – processo que impacta não apenas na estética, mas na durabilidade dos exemplares. O treinamento para utilização da máquina deve passar a compor o currículo do Programa de Conservação de Bens Culturais.
Esta é a primeira doação a ser recebida pela Universidade após a aprovação do Programa Parceiros da UnB, em maio de 2018, que regulamenta doações à instituição. Durante a cerimônia desta quinta-feira, a reitora Márcia Abrahão agradeceu publicamente à embaixadora Hafsa Al Ulama pela sensibilidade demonstrada por meio da contribuição.
*estagiário de Jornalismo na Secom/UnB.