FOTOGRAFIA

Wawekrurê: Distintos Olhares retrata a interação do antropólogo francês com as tribos indígenas e quilombos de Palmas

Foto: Rodolfo Ward

O fotógrafo e servidor da Universidade de Brasília Rodolfo Ward mostra em seu livro a visita do filósofo francês, Edgar Morin, ao estado de Tocantins em 2009. O registro foi feito por suas fotografias e por textos de diversos intelectuais. “Foi uma visita histórica, a primeira vez que Morin visitou uma aldeia e um quilombo aqui no Brasil, sendo que ele já escreveu diversas coisas sobre o assunto”, conta o autor.

Para facilitar a compreensão, o conteúdo de Wawekrurê: Distintos Olhares foi dividido em três partes. A primeira retrata Edgar Morin no Quilombo Malhadinha, em Brejinho do Nazaré (TO). A segunda parte mostra a participação do pesquisador no Seminário Internacional Crises Civilizacionais, quando recebeu, pela Universidade Federal do Tocantins, o Título de Honoris Causa, junto com a quebradeira de coco local, Dona Raimunda. E a terceira parte mostra a visita às aldeias Salto e Porteira, localizadas no município de Tocantínia (TO).

A obra é composta por uma mistura de fotografias documentais, artísticas e retratos, que mostram o cotidiano das tribos e quilombos. “O livro também possui textos do italiano Massio Canaevacci, pesquisador da Universidade de Roma, do próprio Edgar Morin, da jornalista Rosa Mara de Souza, e alguns poemas. Ao todo, são 13 autores”, explica Rodolfo.

Confira fotos do livro Wawekrurê: Distintos Olhares

Livro Wawekrurê: Distintos Olhares registra visita de Edgar Morin ao Tocantins. Foto: Savio Cavalcante

O nome da obra foi escolhido porque Wawekrurê significa sábio ancião e é o nome de batismo que Morin recebeu pela tribo Xerente quanto passou pela cerimônia. Distintos olhares foi para explicitar o fato de a obra ser interdisciplinar.

O livro foi lançado durante o I Jogos Mundias Indígenas,  em outubro de 2015. Na ocasião, autoridades indígenas internacionais de mais de 25 países foram apresentadas ao livro e à cultura indígena brasileira. Para seguir com o caráter internacional, o texto é traduzido para o francês e para o inglês. A obra também já foi considerada um dos melhores livros de 2015 pelo Jornal Opção, de Goiânia e pelo site Cultura Alternativa. Publicada pela editora Senado, pode ser adquirida a preço de custo no site da livraria.

EDGAR MORIN - Considerado um dos principais pensadores dos séculos XX e XXI, o filósofo francês é autor de mais de trinta livros. Morin se declara defensor das minorias e com frequência aborda temas como o conflito israelo-palestino, ciganos, africanos escravizados e índios das Américas.

Atualmente, é pesquisador emérito do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS). Formado em Direito, História e Geografia, também já realizou estudos em Filosofia, Sociologia e Epistemologia.