Carros vazios, ônibus lotados. O cenário nas vias da Universidade de Brasília reproduz o que se vê nas ruas da capital. Entretanto, uma ferramenta tecnológica desenvolvida por estudantes do Departamento de Ciência da Computação (CIC) pode ajudar a mudar essa realidade. Trata-se do Carona Phone, um aplicativo para smartphones que facilita o encontro entre quem precisa e quem oferece transporte. A inovação estará disponível para testes a partir da próxima terça-feira (24), quando será lançada na Semana da Sustentabilidade.
A versão inicial oferece, em tempo real, os serviços de busca por condutores disponíveis, de acordo com a localização e a rota realizada. O aplicativo aponta a posição dos interessados e permite que eles se comuniquem por meio de mensagens. Por enquanto, o Campus Darcy Ribeiro deve concentrar a maioria das partidas e chegadas das viagens. “Temos interesse em expandir os serviços para toda a cidade”, explica Márcio Batista, ex-aluno do CIC e líder do grupo estudantil de desenvolvedores.
A utilização da tecnologia não vai demandar cadastros específicos. As contas serão atreladas ao perfil dos usuários do Facebook. O aplicativo da UnB vai permitir ainda a avaliação da conduta de motoristas e passageiros. Cerca de 600 estudantes já demonstraram interesse em testar a novidade. “Queremos aprimorar e ampliar os serviços com base na participação da comunidade acadêmica”, diz Batista.
A iniciativa ocupa o tempo e a cabeça dele há pelo menos dois anos e meio. “Vinha para UnB a pé ou de ônibus e sempre me incomodava com a dificuldade de transporte. Por outro lado, percebia que a maioria dos carros trafegava com apenas uma pessoa”, lembra. A percepção do então estudante o levou a procurar parcerias para projetar uma ferramenta de facilitação da carona. Logo encontrou apoio dos estudantes Bernardo Macedo, Caio Crivellente e Pedro Medeiros, todos vinculados à Ciência da Computação.
APOIO INSTITUCIONAL – O desenvolvimento do aplicativo ganhou força com o suporte do Programa Carona Solidária UnB, vinculado a grupo de trabalho sobre mobilidade do Núcleo da Sustentabilidade (NS/DEX), antigo Núcleo da Agenda Ambiental. O planejamento incorporou as diretrizes do programa, instituído em 2011 para estimular o uso compartilhado de automóveis.
“A carona diminui o número de carros em circulação e estimula uma convivência mais amigável no trânsito”, afirma o professor de Engenharia Civil Pastor Willy Gonzales Taco, coordenador do Carona Solidária e do Grupo de Pesquisa Comportamento em Transportes e Novas Tecnologias. Ele ressalta que os estudantes utilizaram recursos próprios para viabilizar o aplicativo. “Esse trabalho é resultado da paixão pela sustentabilidade e pela mobilidade com qualidade de vida”, diz.
SEGURANÇA – Segundo o professor Taco, a maior preocupação de quem tem interesse em carona é a segurança. Por isso, ele considera importante a exibição de perfis e a avaliação dos caroneiros disponíveis no aplicativo. O programa Carona Solidária recomenda que os estudantes procurem conhecer os colegas de carona e combinem pontos de embarque seguros. A segurança dos campi também alerta para que se evite dar ou pedir carona a desconhecidos.
O Programa Carona Solidária avalia medidas para tomar a atitude mais segura. Uma das possibilidades debatidas é a identificação por meio de adesivos dos carros de participantes.
SERVIÇO
UnB Sustentável: Menos carros e mais amigos
Apresentação do Carona Phone
Palestra com o professor Pastor Willy Gonzales Taco
Local: Auditório Alberto Salmeron, Faculdade de Tecnologia
Dia: 24 de março
Hora: 11h
O evento integra a I Semana da Sustentabilidade, organizada pelo DCE