COMUNIDADE

Acolhidos com saudações, novos estudantes ambientam-se à Universidade e compartilham expectativas sobre a vida acadêmica no #InspiraUnB

Clube de cheerleading agitou a plateia do evento e mostrou potencial do esporte universitário. Foto: Audrey Luiza/Secom UnB

Colados nas cadeiras do Centro Comunitário da Universidade de Brasília, cartazes com frases de alunos, professores e técnicos administrativos anunciavam a intenção de acolhida aos novos estudantes. “A sua chegada renova a nossa UnB!”, dizia um dos escritos que enfeitavam o espaço. Essa foi uma das surpresas preparadas para a recepção dos calouros durante o #InspiraUnB diurno, nesta quarta-feira (14).

Nos rostos das centenas de universitários presentes na atividade inaugural do semestre, era possível observar a alegria pelo início da trajetória acadêmica. Para desejar um ótimo início de ciclo, a reitora Márcia Abrahão e o vice-reitor Enrique Huelva levaram palavras de incentivo aos ingressantes. “Entrar na UnB é o sonho de muitos jovens e adultos desse país. Fazemos questão de dar uma bela recepção a vocês. Queremos que vocês tenham orgulho em estudar e se formar na UnB”, disse a reitora.

Reitora Márcia Abrahão e vice Enrique Huelva destacaram importância da universidade pública, gratuita e de qualidade. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

A gestora falou sobre a importância da união da comunidade acadêmica para fortalecimento da Universidade em tempos de crise. Além disso, destacou a qualidade da instituição, considerada uma das dez melhores do país. “Vocês ingressam em uma universidade que tem ensino, pesquisa e extensão de excelência, faz inovação, tem muitos registros e patentes, publica artigos nas melhores revistas do mundo, mas também não esquece de cuidar das pessoas, ser tolerante e defender a paz, a democracia e o respeito aos direitos humanos”, ressaltou Márcia.

Para animar o público e despertar o interesse de amantes do esporte, o clube de cheerleading da UnB preparou uma apresentação calorosa. Ativo desde 2017, o grupo possui dois times – um feminino e outro misto – e representa a Universidade em competições por todo o país. Para participar, não é necessário ter experiência prévia, mas requisita-se a aprovação em uma seletiva.

Por trás das piruetas, saltos e movimentos diversos que agitaram a abertura da programação de boas-vindas, estão histórias de discentes que encontraram no esporte uma forma de se entrosar com o ambiente acadêmico. O capitão do time e graduando da Pedagogia Weriklis Marques é um deles. Quando chegou à UnB há três anos, sentiu-se bastante acolhido pelas atléticas e acabou conhecendo a modalidade. Atleta desde 2017, ele já foi campeão nacional com o clube.

Weriklis considera que o momento de boas-vindas proporciona aos estudantes uma possibilidade de ambientação com as atividades da instituição, entre elas as esportivas, consideradas por ele essenciais para estimular a permanência no meio acadêmico. “Todo semestre recebemos relatos de alunos que pensam em abandonar seus cursos, mas não desistem por causa da prática esportiva”, relata.

As amigas Camila Lorena Gomes e Geovanna Viana dividem a alegria pelo ingresso na UnB e projetam o futuro como graduandas. Foto: Audrey Luiza/Secom UnB

DESCOBERTAS – A caloura no curso de Relações Internacionais Camila Lorena Gomes também projeta no esporte uma oportunidade para vivenciar mais intensamente a Universidade. Praticante de vôlei há mais de um ano, a estudante aproveitou os primeiros dias na UnB para participar de uma seleção do time universitário da modalidade e agora aguarda o resultado. “Representar a UnB fazendo o que eu amo vai ser incrível”, imagina.

Apesar de empolgada com a recepção aos calouros e as iniciativas oferecidas pela instituição, a estudante prefere aguardar para saber como será a vida de universitária de fato. “Ainda não criei muitas expectativas, mas espero que tenha uma surpresa boa”, sinaliza.

Já a amiga, Geovanna Viana, comemora a aprovação no curso de Farmácia, após muito estudo e dedicação. A novata cursou o ensino médio em uma escola pública de Taguatinga e sempre sonhou em estudar em uma universidade pública. Para ela, o momento de integração proporcionado pelo #InspiraUnB é essencial para iniciar a trajetória acadêmica com tranquilidade. “Entramos aqui sem saber o que esperar. Esse acolhimento é muito bom para nos acalmar e nos sentirmos inseridos na Universidade”, compartilha.

Prova de que o evento não é exclusivo pra calouros, a aluna do sexto semestre de Direito Mariana Deonísio aproveitou a ocasião para conhecer a monja Coen de perto. A estudante participa do projeto de extensão Veredicto, que promove simulações jurídicas com a participação de estudantes de ensino médio. A iniciativa também leva às escolas públicas do Distrito Federal informações sobre as formas de ingresso na UnB.

Mariana acredita que a primeira experiência na Universidade é decisiva para que os novos e futuros estudantes se sintam em casa. “É uma acolhida fundamental para que a gente realmente se sinta pertencente e esteja à vontade e em plenitude para se dedicar aos estudos”, afirma.

>> Monja Coen leva mensagem de paz e esperança ao #InspiraUnB