TECNOLOGIA

Novidade já pode ser aproveitada por graduandos e pós-graduandos beneficiados com auxílios socioeconômicos, indígenas e com necessidades especiais

Douglas de Carvalho, estudante de Matemática, relata que encontrou maior praticidade na utilização dos notebooks. Foto: André Gomes/Secom UnB

Estudante de Matemática da UnB, Douglas de Carvalho dedica até três horas de suas tardes aos estudos na Biblioteca Central (BCE) do campus Darcy Ribeiro. O laboratório de acesso digital, no subsolo do prédio, sempre foi um de seus locais preferidos para realização de trabalhos e pesquisas acadêmicas. No entanto, devido à grande procura pelo serviço, não conseguia mais estudar no espaço com tranquilidade. “Usava o laboratório, mas ficava com receio de estudar lá e ter gente esperando para acessar os computadores”, conta.

A implantação de um novo serviço na BCE tem proporcionado ao estudante alternativa para o processo de aprendizagem, além de mais comodidade no acesso à tecnologia. Há duas semanas, a Biblioteca passou a oferecer o empréstimo de notebooks a estudantes de graduação e pós-graduação que estão dentro de um perfil específico.

Os computadores são de uso exclusivo para contemplados pelos programas de assistência estudantil, indígenas e pessoas com deficiência cadastrados no Decanato de Assuntos Comunitários (DAC). Por enquanto, 12 máquinas estão disponíveis para empréstimo, mas a expectativa é que outros lotes sejam liberados em breve. Até o final de setembro, o total de 40 notebooks devem integrar o serviço, todos eles com programas acessíveis a pessoas com deficiência visual.

Bolsista da assistência estudantil, Douglas de Carvalho foi o primeiro a estrear a novidade. Ele afirma que a iniciativa favorece o desempenho das atividades acadêmicas. “Não tenho condições de comprar um notebook agora, então o serviço tem me ajudado muito. Fica mais prático estudar. Vou para as mesas do subsolo, pego meu caderno e uso ao mesmo tempo o notebook."

Coordenadora do Atendimento ao Usuário da BCE, Luciana Setubal acredita que a medida traz melhorias nas dinâmicas da biblioteca, além de facilitar o acesso às tecnologias para aprendizagem entre estudantes assistidos pelos programas do DAC.

A BCE já conta com dois laboratórios de acesso digital para atender a toda comunidade acadêmica. No entanto, a servidora reconhece que um grande fluxo de pessoas frequenta os locais, o que impossibilita a disponibilização adequada dos computadores. “Com o empréstimo dos notebooks, a expectativa é reduzir filas de espera nos laboratórios. Assim, os alunos da assistência não ficam prejudicados”, reforça Luciana Setubal.

A estudante Suzan Lopes aprovou o serviço: "Gostei bastante. Pretendo utilizar mais vezes". Foto: André Gomes/Secom UnB

Suzan Lopes, estudante de Arquivologia, costumava procurar os laboratórios de acesso digital para estudar, mas comenta que estavam sempre lotados. Ao utilizar pela primeira vez o novo serviço da BCE, elogiou seu funcionamento. “Geralmente, os laptops estão disponíveis. A medida traz qualidade de vida para nós estudantes, pois ficamos inseguros em andar por aí com o nosso próprio computador. Ao usar os notebooks daqui, estamos resguardados”, argumenta.

PROCEDIMENTOS – Os empréstimos são efetuados nos balcões de atendimento da sala de reserva, no subsolo, todos os dias – incluindo finais de semana – , das 7h às 23h. O usuário deve levar um documento com foto e assinar um termo de responsabilidade. A liberação é feita mediante confirmação no sistema de cadastro atualizado no DAC. Os notebooks podem ser utilizados somente nas dependências da BCE, por até seis horas. Após o período, o estudante deverá efetivar a devolução do equipamento e, caso queira reutilizá-lo, aguardar a lista de espera, constituída conforme ordem de procura.

O atraso na devolução implica suspensão, por três dias, da utilização do serviço, do empréstimo de materiais bibliográficos e do uso de cabines de estudo. Outras orientações sobre os procedimentos para uso e empréstimo dos notebooks estão disponíveis em instrução normativa publicada na página da BCE.