Os estudantes da Universidade de Brasília ganharão, no segundo semestre de 2015, mais um espaço para estudos no Campus Darcy Ribeiro. A iniciativa visa oferecer uma opção aos alunos que desejam estudar em horários alternativos, não contemplados pela Biblioteca Central. A sala, localizada no Pavilhão João Calmon (PJC), estará disponível 24h.
A ação é fruto de uma antiga reivindicação do Diretório Central dos Estudantes (DCE) Honestino Guimarães. De acordo com o coordenador-geral do DCE João Karp, o local da instalação foi escolhido estrategicamente.
Além do grande fluxo de pessoas na região, o PJC é de mais fácil controle para segurança, inclusive no deslocamento entre o prédio e o estacionamento, que é mais próximo, plano e sem árvores.
A expectativa é de que cerca de 40 pessoas possam utilizar o ambiente ao mesmo tempo. A sala será adaptada e receberá mesas e mais tomadas.
Segundo o prefeito do Campus, Marco Aurélio de Oliveira, a ideia é que as rondas da segurança em torno do local, não só de carro como a pé, no horário noturno, sejam feitas com maior frequência. A partir das 23h, a entrada ao pavilhão será permitida somente com a apresentação da carteirinha estudantil ou outro documento de identificação com foto.
O prefeito ressaltou ainda o caráter experimental da iniciativa, que poderá ser implementada em toda Universidade. “O objetivo é que futuramente essas salas sejam alocadas em cada unidade acadêmica”, conclui Marco Aurélio.