ÓRGÃOS COLEGIADOS

Relatórios de gestão marcam última reunião do ano do Consuni

Foto: Isa Lima/UnB Agência

O Conselho Universitário da UnB encerrou o ano com a apresentação de cinco relatórios de gestão (HUB, Finatec, CDT, Cespe e CPD) e a aprovação de três regimentos internos (Arquivo Central, IG e IRel). A reunião aconteceu nesta sexta-feira (12) no auditório da Reitoria.

Para o superintendente do Hospital Universitário, Hervaldo Carvalho, “o HUB nunca foi tão UnB”. “A decisão de aderir à rede de hospitais universitários federais (Ebserh) foi acertada.” Carvalho falou sobre as realizações e desafios da atual gestão.

“Depois de regularizar as contas, estamos conseguindo trabalhar com planejamento. O hospital está se reestruturando com a ajuda de todos”, disse. Entre as benfeitorias, ele cita obras de ampliação, investimento em equipamentos e modernização da infraestrutura. “Todos os leitos foram trocados por digitais”, detalhou.

O presidente da Finatec, Carlos Alberto Gurgel, destacou o lançamento de edital para estudantes de graduação que desejam estudar no exterior e os projetos financiados pela fundação. Ele trouxe também uma boa notícia: o fim da ação judicial contra a Finatec. "Não há nada com a fundação, é bom que todos nesta comunidade saibam”, reiterou o reitor Ivan Camargo.

Paulo Suarez, diretor do CDT, apresentou o relatório de atividades do Centro. Entre outros assuntos, ele falou do Núcleo de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, da Escola de Empreendedores e do Parque Tecnológico. “Disciplinas são oferecidas em todos os cursos, alcançando cerca de 600 alunos por semestre na graduação.”

Já o diretor do Cespe, Paulo Portela, mostrou o novo desenho institucional da organização e Jorge Fernandes, diretor do Centro de Informática (CPD), falou sobre os desafios da modernização dos sistemas de informação da UnB. “O CPD presta serviços em TI para a UnB há mais de 40 anos”, lembra. Ele destacou a adesão da UnB ao Sistema Integrado de Gestão desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (SIG-UFRN).

Com 6 abstenções, foi aprovada a ata do último Consuni. Esta é a 423ª reunião do Conselho.

INFORMES – Entre os destaques, o reitor Ivan Camargo lembrou as teses da UnB premiadas neste ano pela Capes, a presença de muitos professores estrangeiros na universidade e o processo de revitalização do Instituto Central de Ciências. “O ICC é fundamental pra gente”, disse.

O decano de Administração, Luís Afonso Bermúdez, fez prestação de contas da UnB. “Nosso processo é burocrático. Para evitar erros nas instruções de compras, haverá capacitação em fevereiro”, ressaltou.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.