MEIO AMBIENTE

Obra é resultado da exposição que durou mais de um mês no CCBB e atraiu 205 mil visitantes

Foto: Isa Lima/UnB Agência

Ocorreu na manhã de sexta-feira (12), no auditório da Reitoria, o lançamento do catálogo Cerrado: Uma janela para o planeta. A obra é o resultado da exposição de mesmo nome que esteve por mais de um mês no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

A trajetória do trabalho que se desenrolou por quase uma década, do projeto até a mostra, contou com apoio da Universidade de Brasília, Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério do Meio Ambiente e da UNESCO, além do empenho de diversos órgãos nacionais e internacionais.

Na cerimônia de lançamento, houve apresentação de vídeo sobre a mostra com depoimentos dos organizadores e do público. A exposição, dividida em três grandes módulos, destacou a diversidade de um dos biomas mais ricos do mundo, o Cerrado. O curta-metragem, fruto da exposição, exibe a beleza e interação que atraiu o público de todas as idades.

Mercedes Bustamante, docente do Instituto de Ciências Biológicas (IB) e coordenadora científica da exposição, evidencia a riqueza dos acervos e sua importância para a sociedade civil, além da obtenção de resultado positivo. “Iniciativas como essas são essenciais para se entender a ciência. E pelo potencial visto neste, pode-se abrir novos projetos”, aposta.

Foto: Isa Lima/UnB Agência

Para a vice-reitora da UnB, Sônia Nair Báo, o legado da iniciativa precisa ser mantido. “Este momento é de coroar o processo, a exposição, o catálogo e o vídeo. E temos que garantir que esta ideia tenha continuidade. É muito importante a difusão da ciência e tecnologia para todo o país”, exalta.

O secretário de Cultura do DF, Hamilton Pereira da Silva, destaca a convergência da mostra. “É importante que a sociedade tenha a clareza de que é necessário preservar. Preservar não no sentido de deixar na redoma, mas integrado ao cerrado de forma civilizada e humana. E a exposição cumpre esse objetivo de aproximar a sociedade das informações, dos detalhes, da dinâmica do cerrado e, assim, produzir uma consciência nova”, conclui o secretário.

O acordo de cooperação técnica do projeto, que acontece desde 2006, é o pontapé inicial para o núcleo futuro do Museu de Ciência e Tecnologia (C&T) de Brasília, que será erguido no Eixo Monumental, sem data prevista.

“O primeiro passo é itinerar a mostra, depois centralizar todo o acervo em museu”, explica Oswaldo Baptista Duarte Filho, secretário Nacional de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Ao final da cerimônia, houve homenagem e entrega de buquê de flores para Mônica Menkes, coordenadora executiva do projeto. "Doei minha vida para este projeto", emocionou-se Mônica.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.